quarta-feira , 5 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Emenda: STF forma maioria para tornar réus deputados do PL – 08/03/2025 – Poder
Política

Emenda: STF forma maioria para tornar réus deputados do PL – 08/03/2025 – Poder

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria, neste sábado (8), para tornar réus três deputados do PL sob a acusação de corrupção passiva envolvendo emendas parlamentares.

A análise da denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) é feita no plenário virtual da corte e vai até a próxima terça-feira (11).

O ministro Cristiano Zanin, que é o relator do caso, foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. Ainda faltam votar os ministros Flávio Dino e Luiz Fux.

Os deputados federais denunciados são Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Bosco Costa (PL-SE) e Pastor Gil (PL-MA). Segundo a PGR, o trio solicitou “de modo consciente e voluntário” o pagamento de propina de José Eudes Sampaio Nunes, ex-prefeito de São José de Ribamar (MA).

Segundo o ministro, a investigação conseguiu provas de que os três parlamentares e os operadores do esquema solicitaram pagamento de propina como contrapartida à destinação de emendas parlamentares em São José de Ribamar e outras cidades maranhenses.

“Reitero que, no momento do recebimento da denúncia, cabe ao Supremo Tribunal Federal analisar apenas o preenchimento das condições formais da peça acusatória, além da viabilidade da acusação e da existência de um conjunto de provas minimamente razoável, idôneo a possibilitar a regular instrução criminal”, destacou Zanin.

O caso ocorreu em 2020. A PGR diz que os deputados pediram R$ 1,6 milhão como “contrapartida à destinação de recursos públicos federais”. O valor corresponde a 25% do total de emendas enviadas pelos três parlamentares ao município de São José de Ribamar: R$ 6,6 milhões.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...