segunda-feira , 12 maio 2025
| Cidade Manchete
Lar Esportes Ednaldo anunciou Ancelotti de olho em audiência no TJ-RJ – 12/05/2025 – Esporte
Esportes

Ednaldo anunciou Ancelotti de olho em audiência no TJ-RJ – 12/05/2025 – Esporte


Ednaldo Rodrigues teve pressa, “bota pressa nisso”, para fechar com Carlo Ancelotti e fazer o anúncio da contratação do técnico nesta segunda-feira (12), contou à Folha uma fonte próxima ao presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O cartola queria abafar sua convocação para comparecer no início da tarde desta segunda em audiência no TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), que investiga a autenticidade da assinatura de Antônio Carlos Nunes Lima, o Coronel Nunes, no acordo que validou a primeira eleição vencida por Ednaldo.

Ex-vice-presidente da CBF, Nunes também foi chamado, mas seu advogado, André Mattos, alegou que, por motivos de saúde, ele não teria condições para se apresentar ao tribunal. A audiência foi adiada, ainda sem data prevista.

O ex-cartola foi um dos signatários no TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado entre o Ministério Público e a CBF para evitar questionamentos a respeito do processo que levou Ednaldo à presidência da entidade. A competência do MP para tal acordo, porém, é questionada.

Daqui a 16 dias, em 28 de maio, o STF (Supremo Tribunal Federal) dará continuidade ao julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 7580, que avalia a legitimidade do Ministério Público para firmar esse tipo de acordo com entidades esportivas.

Atualmente, Ednaldo se sustenta em sua cadeira por decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, relator do caso. Agora, a Corte vai definir se referenda ou não a liminar.

Na esteira do processo, a deputada Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) protocolou uma petição solicitando o afastamento imediato do cartola, baseando seu pedido em um laudo que questiona a autenticidade da assinatura do Coronel Nunes no TAC firmado no início desse ano.

Mesmo que supere os obstáculos no TJ e no STF, Ednaldo Rodrigues ainda terá mais dois processos para enfrentar. Nesta segunda-feira, a Comissão de Ética da CBF acolheu duas denúncias contra o cartola.

Uma delas foi aberta após o vereador Marcos Dias Pereira (Podemos-RJ), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, levar ao MPT (Ministério Público do Trabalho) denúncias que ele recebeu de funcionários da CBF sobre assédio moral e sexual, perseguição, humilhação, além do descumprimento de uma TAC firmada com o MPT para coibir justamente essas práticas.

A segunda denúncia foi aberta a partida da petição protocolada pela deputada Daniela Carneiro. Nos dois casos, a Comissão de Ética vai iniciar uma apuração interna.

Procurada para comentar as denúncias, a CBF afirmou que “não comenta assuntos levados à Comissão de Ética. A comissão é um órgão independente”.

Na sede da entidade, porém, o clima é de pessimismo em relação à permanência do atual presidente. Uma derrota em qualquer uma das frentes nas quais o cartola é investigado pode culminar em seu afastamento definitivo.

Daí a pressa de Ednaldo para concretizar a contratação de Ancelotti antes que a turbulência ficasse ainda mais forte e prejudicasse o desfecho da negociação com o italiano. Além de condições de trabalho, como salários, bônus e metas, o treinador se preocupava com as incertezas políticas na entidade.

Chamou a atenção, por exemplo, que a CBF anunciou o acerto com o italiano antes mesmo de qualquer tipo de manifestação oficial do Real Madrid. O comunicado sobre o treinador foi publicado às 10h53 no site da entidade. Por volta das 15h, ainda não havia nenhuma posição no portal do clube. Nem o próprio Ancelotti havia se manifestado a respeito.

A entidade, contudo, está confiante de que ele estará presente na próxima convocação da seleção, no dia 26 de maio, para as partidas contra Equador (5 de junho, em Guayaquil) e Paraguai (10 de junho, em São Paulo).

Desejo antigo de Ednaldo Rodrigues, a negociação com o técnico multicampeão se arrastou nas últimas semanas e foi tratada como “novela” pela imprensa europeia.

Após idas e vindas, um fator determinante teria sido uma ligação do presidente da CBF diretamente para o mandatário do Real Madrid, Florentino Pérez, pedindo autorização para retomar a negociação que havia esfriado nos últimas dias. Além disso, o cartola brasileiro também intercedeu para que o técnico pudesse receber os valores que teria direito mesmo com a rescisão antecipada de seu contrato.

Na conversa direta com o profissional, a CBF topou oferecer um salário de R$ 60 milhões anuais —R$ 5 milhões por mês, bem próximo do que ele ganha atualmente no Real Madrid—, quase do dobro do que recebia Tite, comandante do Brasil nos Mundiais de 2018 e 2022. Isso deve posicionar Ancelotti, aos 65 anos, como o profissional mais bem pago entre aqueles que comandam seleções.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Esportes

Romário diz preferir Neymar em comparação a Rivaldo em trend de La Liga

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ex-atacante Romário participou de um conteúdo...

Esportes

CBF anuncia Carlo Ancelotti para comando da Seleção Brasileira

Futebol No futebol feminino, o Cruzeiro venceu o Bahia por 1 a...

Esportes

Ancelotti, a aposta de Ednaldo Rodrigues na seleção – 12/05/2025 – Esporte

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, conseguiu na...

Esportes

Ancelotti conversou com Casemiro mais de uma vez antes de fechar com a seleção

MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS) – O técnico italiano Carlo Ancelotti, 65, teve mais...