segunda-feira , 5 janeiro 2026
| Cidade Manchete
Lar Turismo Dunas, cachoeiras e fervedouros: conheça os atrativos do Parque Estadual do Jalapão
Turismo

Dunas, cachoeiras e fervedouros: conheça os atrativos do Parque Estadual do Jalapão




Fervedouro no Jalapão, região Leste do Tocantins
Vilma Nascimento/Arquivo Pessoal
Janeiro para muitas pessoas é sinônimo de mês de férias e, no Tocantins, um dos destinos mais procurados é o Parque Estadual do Jalapão. Dunas, cachoeiras e fervedouros com águas cristalinas fazem parte da região, que encanta a todos que visitam o cartão postal.
Para mostrar a grandiosidade e importância do Jalapão para o estado, confira alguns dos atrativos mais procurados pelos turistas:
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
📍 Localização
O parque tem aproximadamente 158 mil hectares e fica na cidade de Mateiros, município que fica 300 km distante de Palmas. Os limites do parque chegam às divisas de Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins e Novo Acordo.
Para acessar as belezas da região, é importante utilizar veículos traçados, já que a maior parte das estradas são de terreno arenoso. O período chuvoso, que o Tocantins atravessa atualmente, pode ocasionar em atoleiros que impossibilitam a passagem de veículos pequenos.
Dunas
Dunas no Jalapão
Divulgação/Gêmeos Tour Jalapão
Um das paradas obrigatórias da região é a região das Dunas, uma erosão formada por rochas de arenito na Serra do Espírito Santo. Com a ação do tempo, a areia sempre fica no mesmo local, formando as dunas do cerrado. A areia tem um tom alaranjado, árvores de buritis e poças d’água ao redor, cenário propício para belos registros fotográficos.
LEIA TAMBÉM:
Aventura e conexão com a natureza: Jalapão revela dunas, fervedouros e cachoeiras que encantam turistas no Tocantins
Jalapão está entre destinos mais desejados pelos brasileiros; veja quanto custa conhecer ‘paraíso’ no Cerrado
Cachoeiras
Cachoeira do Formiga é um dos atrativos buscados pelos turistas
Divulgação/Glerivan Martins – Expedições Tocantins
Várias cachoeiras fazem parte da região. Uma delas é a do Formiga Leva esse nome por ter grande quantidades de formigas em plantas que a rodeiam. A estrutura existente no atrativo facilita a entrada nas águas esverdeadas. A cachoeira é uma das mais famosas e procuradas do Jalapão. O Jalapão também tem para visitação a Cachoeira das Araras, a do Escorrega Macaco, a da Roncadeira, entre outras.
Pedra Furada
O que é literalmente uma pedra com um buraco ao meio se tornou um dos pontos turísticos mais famosos do Jalapão, pelas paisagens incríveis que se tornam visíveis do local. A estrutura se formou há milhares de anos partir da ação do vento e chuvas na pedra de arenito.
Fervedouros
Localizados em diferentes pontos do Jalapão, os fervedouros são nascentes de rios subterrâneos que brotam em poços após não conseguirem um local de vazão. O que encanta os turistas é que quem toma banho nos fervedouros não afunda.
Para visitar, é preciso seguir regras, para evitar gerar problemas ambientais na região. Veja quais são alguns dos fervedouros:
Fervedouros são as atrações do Jalapão
Divulgação/Warley Araujo – Gêmeos Tour Jalapão
Bela Vista – Um dos mais famosos a serem visitados, tanto por parte da nascente como do próprio poço.
Buriti – Fica dentro de uma propriedade particular e muito pedido pelos turistas por ter o formato de um coração. Possui estrutura com deck e escada para facilitar a entrada.
Rio Sono – Por ser um fervedouro com micronascentes com grau menor de pressão, a sensação de flutuar é menor que nos outros.
Buritizinho – Possui capacidade menor que os outros fervedouros, de até seis pessoas. Nos demais, podem visitar dez pessoas por vez.
Macaúbas – Um dos fervedouros que possui pressão de água mais forte do Jalapão.
Cânion Sussuapara
Atrativo mais próximo da cidade de Ponte Alta do Tocantins, o portal do Jalapão. Leva esse nome por causa de um veado comum na região, chamado sussuapara. Possui estrutura com banheiros e escada para atender os turistas.
Lagoa do Japonês
Localizada em Pindorama, a lagoa possui águas transparentes e azuladas, e vem ganhando destaque nos roteiros. Um refúgio perfeito para quem quer dar um último mergulho e relaxar antes de voltar para Palmas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Turismo

Funcionário da Disney é atingido por bola de borracha de 180 quilos

“Estamos focados em apoiar nosso membro do elenco, que está se recuperando”,...

Turismo

Turbulência em voos pode triplicar até 2050 — veja como a aviação está se preparando

Voar diretamente por redemoinhos, vórtices e correntes ascendentes com o mínimo de...

Turismo

Estátuas de santos gigantes impactam turismo e cultura no Ceará

O Governo do Ceará fez uma reforma que contemplou um centro comercial...

Turismo

Filas no aeroporto de Lisboa fazem governo suspender novo sistema

O Sistema de Entrada/Saída (EES, na sigla em inglês) foi adotado em...