quarta-feira , 29 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Drones que sobrevoaram céus dos EUA tinham autorização
Internacional

Drones que sobrevoaram céus dos EUA tinham autorização



A Casa Branca confirmou nesta terça-feira (28) que os drones vistos em grande quantidade sobrevoando o estado de Nova Jersey, nos EUA, no final do ano passado foram autorizados pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) e não representavam qualquer ameaça à segurança nacional. A declaração foi feita pela secretária de imprensa, Karoline Leavitt, durante sua primeira coletiva com jornalistas.

“Após [a realização de] pesquisas e estudos, [foi descoberto que] os drones que estavam voando em grande número sobre Nova Jersey foram autorizados pela FAA para fins de pesquisa e várias outras razões”, disse Leavitt, destacando que a informação foi passada diretamente pelo presidente dos EUA, Donald Trump. “Muitos desses drones também eram de entusiastas, pessoas com fins recreativos e empresários que gostam de pilotar drones”, acrescentou Leavitt, citando que “com o tempo, isso piorou devido à curiosidade”, mas que quem controlava os drones “não era o inimigo.”

Os avistamentos de drones “misteriosos” começaram a ser reportados em meados de novembro do ano passado, gerando preocupação entre os moradores locais e fomentando especulações nas redes sociais sobre possíveis atividades estrangeiras. À época, o então presidente eleito Donald Trump criticou a falta de transparência do governo de Joe Biden em relação ao ocorrido e prometeu divulgar informações completas assim que tomasse posse.

“Nosso governo sabe de onde esses drones decolaram, seja de uma garagem ou outro lugar. Eles sabem para onde foram. Não sei por que não estão comentando isso. Acho que seria melhor dizerem o que está acontecendo”, afirmou Trump em dezembro.

Naquele momento, John Kirby, então assessor de Segurança Nacional, havia minimizado os relatos. Segundo ele, “após revisão das imagens disponíveis, muitos dos avistamentos relatados eram, na verdade, aeronaves tripuladas operando legalmente” e que “não havia registros ou confirmações de drones em espaço aéreo restrito”.

Para responder às preocupações do público naquele momento, a FAA chegou a implementar restrições temporárias ao uso de drones em áreas de infraestrutura crítica, mas as proibições já expiraram.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Cardeais se reúnem na Capela Paulina antes do conclave

Os 133 cardeais que buscarão o novo papa no conclave se reuniram...

Internacional

Opositora de Maduro agradece resgate de asilados na Venezuela

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula 07/05/2025 às 10:24 A...

Internacional

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa Pro eligendo pontifice na...

Internacional

Cardeais participam de missa pré-conclave. Veja cronograma do primeiro dia

Os 133 cardeais que integram o Colégio Cardinalício se reuniram nesta quarta-feira...