quarta-feira , 5 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Documento do MDB para 2026 terá participação de ministros – 09/03/2025 – Painel
Política

Documento do MDB para 2026 terá participação de ministros – 09/03/2025 – Painel

Os ministros do MDB no governo Lula serão chamados a contribuir com o documento programático que o partido está elaborando para servir de base a seu projeto político na eleição do ano que vem.

Coordenador-geral do texto, que vem sendo tocado pela Fundação Ulysses Guimarães, ligada à legenda, o ex-ministro Aldo Rebelo marcou para 19 de março uma reunião em Brasília em que as linhas gerais do projeto serão apresentadas às bancadas do MDB na Câmara e no Senado e aos ministros do partido: Renan Filho (Transportes), Jader Filho (Cidades) e Simone Tebet (Planejamento).

“Todos vão participar”, diz Aldo, que diz que sua proximidade com o bolsonarismo não atrapalhará o diálogo com a ala lulista da legenda. “Tenho mais proximidade com os ministros do partido do que com Bolsonaro”, afirma, lembrando de sua amizade antiga com os Calheiros e os Barbalho, por exemplo.

O documento, batizado de “O Brasil Precisa Pensar o Brasil”, remete a um famoso texto do partido, “Ponte para o Futuro”, de 2015, que serviu de base intelectual para o governo de Michel Temer.

“O legado do presidente Temer será um ponto importante de debate”, afirma o coordenador. O ex-presidente deve contribuir com o projeto, especialmente na defesa do semipresidencialismo, tema que tem sido sua bandeira nos últimos anos.

Aldo diz que o texto de agora não necessariamente é pensado para uma candidatura presidencial em 2026, ponto que será debatido futuramente pelo partido. O MDB tem correntes que defendem apoio a Lula e a um candidato de oposição, além dos que sonham com candidatura própria.

Mas, ressalva ele, toda legenda busca protagonismo nacional. “Se o partido não tem projeto de poder, para que serve?”, afirma.

A ideia é ter o documento pronto no final de setembro. Haverá encontros regionais, sendo que o primeiro está marcado para 24 de março, no Paraná, além de conversas com especialistas. Em 1º de abril, o embaixador Rubens Barbosa falará ao partido sobre política externa.

O texto não será apenas voltado para a economia, diz Aldo, mas um projeto completo em diversas áreas. “São três eixos gerais: retomada do desenvolvimento, redução das desigualdades e consolidação da democracia”, afirma o coordenador.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...