sexta-feira , 19 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Dirceu acusa Faria Lima de se render à pressão de Trump
Economia

Dirceu acusa Faria Lima de se render à pressão de Trump


O ex-ministro José Dirceu, histórico dirigente do PT e líder influente da esquerda brasileira, acusou setores do mercado financeiro brasileiro de se alinharem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em prejuízo da soberania nacional, e em oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em artigo publicado nesta terça-feira (30) no site da CNN Brasil, Dirceu afirmou que a elite econômica “ligada à Faria Lima”, centro financeiro de São Paulo, teria se rendido à “retórica trumpista” e passado a endossar de forma acrítica medidas unilaterais de pressão econômica contra o Brasil, como eventuais sanções e barreiras comerciais.

Segundo o ex-ministro, a posição adotada por investidores, analistas e empresários representa uma “submissão servil ao império” e ecoa posturas semelhantes às de momentos históricos marcados por capitulações políticas e diplomáticas, como os acordos de Munique de 1938.

Para ele, há um esforço deliberado desses grupos para responsabilizar Lula pelo agravamento das tensões diplomáticas com Washington, ignorando a postura hostil do governo Trump e as articulações da oposição brasileira nos EUA.

Dirceu cita nominalmente a XP Investimentos como exemplo de instituição que estaria disseminando a ideia de que Lula é um fator de instabilidade, em vez de reconhecer o que considera serem provocações externas.

VEJA TAMBÉM:

O texto também atribui ao mercado a tentativa de deslegitimar a política externa do governo, marcada, segundo Dirceu, pelo respeito à autodeterminação dos povos, à multipolaridade e à não subordinação aos interesses de potências estrangeiras.

O ex-ministro defende que Lula, mesmo diante da ofensiva americana e das pressões internas, mantém postura diplomática coerente com a Constituição, ao buscar diálogo com diferentes blocos internacionais e preservar os canais institucionais.  

No artigo, Dirceu classifica a adesão do mercado à ofensiva ideológica de Trump como episódio de desonra e compara o comportamento da elite financeira brasileira ao da Europa submissa aos interesses norte-americanos em acordos comerciais. Ao final, ele reafirma a confiança no presidente Lula e acusa seus adversários de conspirarem contra a soberania nacional por conveniência política e financeira.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Versão final do orçamento é aprovada com R$ 50 bi para emendas

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta sexta-feira...

Economia

Véspera de Natal é feriado ou ponto facultativo? E de Ano-Novo?

A aproximação das festas de fim de ano costuma gerar dúvidas entre...

Economia

Carro voador da Embraer faz 1º teste no interior de São Paulo

Um protótipo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, popularmente...

Economia

Grevistas devem manter 80% do efetivo dos Correios, manda TST

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que servidores em greve nos...