quarta-feira , 4 fevereiro 2026
| Cidade Manchete
Lar Economia Dino libera pagamento de emendas a mais quatro ONGs
Economia

Dino libera pagamento de emendas a mais quatro ONGs



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino liberou nesta terça-feira (28) os repasses de emendas parlamentares a quatro organizações que tiveram os recursos bloqueados por falta de transparência. A decisão ocorreu após a Controladoria-Geral da União (CGU) apontar que as entidades passaram a cumprir as regras de publicidade dos gastos.

Em 3 de janeiro, a CGU apontou que, entre 26 entidades beneficiadas por emendas, apenas apenas 15% cumpriram regras de transparência. No mesmo dia, Dino suspendeu os repasses de emendas às 13 ONGs citadas no relatório e determinou a realização de uma auditoria sobre a destinação do dinheiro público por elas.

A CGU constatou que as quatro entidades cumpriram os requisitos necessários de transparência. “Após análise, a CGU concluiu que as referidas entidades disponibilizam páginas de transparência de fácil acesso, apresentam informações sobre emendas parlamentares a elas destinadas e, portanto, cumprem os requisitos de transparência, segundo os mesmos critérios utilizados na elaboração do 5º Relatório Técnico da CGU”, disse o ministro.

A decisão beneficia a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro (Fapur); Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec); Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape); e o Instituto Brasileiro de Cidadania e Ação Social (Ibras).

A CGU deverá manter a fiscalização das quatro ONGs. Dino deu prazo de 5 dias para que o governo federal retire as instituições do Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (CEPIM) e do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS). O Executivo também deve informar aos ministérios que não há impedimento para novos repasses.

No último dia 15, Dino já havia liberado os repasses à União Brasileira de Educação e Assistência (Ubea). Neste sábado (25), outras três entidades foram liberadas pelo ministro: Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense (FEC); Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa; e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Congresso aprova gratificação de até 100% a servidores do Legislativo

A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram nesta terça-feira (3) dois...

Economia

CPMI do INSS adia depoimento de Vorcaro

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta...

Economia

Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo

O Senado aprovou nesta terça-feira (3) a Medida Provisória que cria o...

Economia

Gastos administrativos de 2025 do governo Lula atingem maior valor em 9 anos

Os gastos administrativos do governo federal chegaram a R$ 72,7 bilhões em...