domingo , 21 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Dino critica crise com Congresso por decisão sobre emendas
Economia

Dino critica crise com Congresso por decisão sobre emendas



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino afirmou nesta quarta-feira (11) que a relação com o Congresso está “muito difícil” e destacou que em toda sua carreira como magistrado nunca viu um despacho de praxe gerar uma crise institucional entre Poderes.

Ele fez referência ao despacho que assinou no dia anterior pedindo explicações do Executivo, do Legislativo e de partidos políticos sobre “emendas de comissão paralelas” e o “novo Orçamento Secreto no Ministério da Saúde”.

“O ambiente ali [no Congresso] está muito difícil, eu diria, com toda a deferência aos outros Poderes. Ontem eu dei um despacho no tormentoso processo do orçamento secreto: ‘Falem as partes em dez dias’. Isso virou uma crise institucional”, disse Dino durante o julgamento sobre a responsabilização das redes sociais.

“Fui juiz federal por 12 anos, estou aqui há um ano e meio. É a primeira vez que um ‘falem as partes’ gera uma crise institucional. Nunca tinha visto isso na minha vida judicante”, acrescentou. A determinação teria sido recebida com insatisfação pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

VEJA TAMBÉM:

Motta convocou uma reunião de líderes para discutir o tema e lembrou que há um atraso na execução das emendas em razão de o Orçamento ter sido sancionado no final de abril, informou a Agência Câmara.

“Isso fez com que toda a execução fosse postergada, temos cobrado agilidade no pagamento das emendas, porque são formas de levar infraestrutura e desenvolvimento para o país”, disse Motta ao final do evento promovido pelo Grupo Lide e pelo jornal Correio Braziliense, nesta terça-feira (10)

O governo enfrenta uma crise própria com o Congresso pelas decisões envolvendo o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em meio a tensão, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo pretende esclarecer os critérios de transparência na execução das emendas após Motta cobrar uma resolução.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Dino suspende “jabuti” de projeto sobre benefícios fiscais

Atendendo a pedidos de parlamentares de esquerda e da Rede Sustentabilidade, o...

Economia

Jovens da Geração Y lideram entre os que querem morar fora

Dividida por um conflito geracional, quase metade da população (40%) diz querer...

Economia

Eustáquio diz ter vencido Moraes após perseguição política

Uma das figuras mais controversas da direita e um dos críticos mais...

Economia

Lulinha, filho de Lula, é citado diretamente em investigações da PF

O nome de Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha e...