A partir de 1º de julho, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) vai passar a receber os pedidos para o emplacamento de carros e motos zero quilômetro e daqueles que necessitam trocar a placa.
Antes, a autorização para a instalação da placa de identificação veicular era encomendada pelo proprietário diretamente a uma empresa de estampagem credenciada. Com a mudança, o Detran defende que o motorista terá maior controle e acompanhamento das etapas do emplacamento, garantindo segurança, transparência e eficiência.
Além dos veículos novos, o Detran explica que é preciso trocar a placa de carros e motos usadas ou seminovas quando possui uma antiga e seu proprietário está de mudança para outra cidade ou estado, ou quando a placa está em mau estado de conservação e com leitura prejudicada.
Conduzir veículo com placas em mau estado de conservação é infração de trânsito gravíssima, passível de multa de R$ 295,23 e penalização de sete pontos na CNH, além da apreensão do veículo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

Deixe um comentário