segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia CPMI do INSS pode atrasar ressarcimento de aposentados, diz Messias
Economia

CPMI do INSS pode atrasar ressarcimento de aposentados, diz Messias



O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, afirmou nesta terça-feira (20) que a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar descontos irregulares no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode atrasar o ressarcimento de aposentados e pensionistas.

Messias não especificou como o trabalho do colegiado pode impactar na devolução do dinheiro. “Temos pressa para construir um modelo jurídico e devolver os recursos para os aposentados e pensionistas”, disse o AGU durante o programa “Bom dia, ministro”, do Canal Gov.

“Eu me preocupo se uma CPMI, neste momento, não pode atrapalhar este processo de devolução dos recursos para eles”, acrescentou. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) investigam um esquema que pode ter desviado R$ 6,3 bilhões em descontos associativos não autorizados, entre 2019 e 2024.

VEJA TAMBÉM:

No último dia 12, parlamentares da oposição protocolaram o pedido de abertura da CPMI do INSS. O requerimento recebeu assinaturas de 223 deputados e 36 senadores.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribui a fraude à gestão Bolsonaro (PL), apesar do aumento nos descontos ilegais em 2023 e 2024, e tenta barrar a instalação da comissão.

“Quero saber por que havia um inquérito parado na PF desde 2020 e o governo anterior não fez nada? Qual foi o governo que conseguiu investigar e revelar para a sociedade a fraude? Este governo”, disse Messias. Ele garantiu que o interesse do governo petista é a “verdade” e reiterou que todas as vítimas serão ressarcidas.

Nesta semana, parlamentares devem se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para cobrar a instalação da CPMI. Segundo o Planalto, mais de 1,6 milhão de beneficiários do INSS solicitaram o reembolso dos descontos até esta segunda-feira (19).



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Governo briga com Congresso por verbas eleitoreiras em 2026

O maior desafio da atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da...

Economia

Eletronuclear pede R$ 1,4 bi ao governo sob risco de colapso nas usinas de Angra

A Eletronuclear, estatal responsável pelas usinas de Angra 1 e 2, pediu...

Economia

Servidores da EPE ampliam paralisação que pode travar planos do governo

Os funcionários da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de...

Economia

Lula diz esperar acordo com os EUA “em poucos dias” após encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda (27)...