domingo , 2 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Esportes Conmebol organiza reunião com autoridades para debater casos de racismo
Esportes

Conmebol organiza reunião com autoridades para debater casos de racismo



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Conmebol organizará uma reunião na próxima quinta-feira (27) para debater os recentes casos de racismo no futebol sul-americano. A entidade convidou “embaixadores dos governos dos países que compõem a Conmebol e representantes das Associações Membro da Confederação”.

O objetivo do encontro é “abordar e debater as últimas manifestações de racismo, discriminação e violência” no futebol sul-americano”. O presidente Alejandro Domínguez já havia “convocado” as autoridades durante o sorteio da fase de grupos das Copas Sul-Americana e Libertadores.

A entidade acredita que a reunião pode ajudar na promoção de “medidas concretas” para um ambiente mais inclusivo. A Conmebol disse ainda que o racismo está “no centro das preocupações” e apontou reunião como uma oportunidade para troca de opiniões.

A movimentação acontece após a repercussão do caso de racismo contra Luighi, jogador do Palmeiras, pela Libertadores sub-20. Os clubes brasileiros, inclusive, foram à Fifa para criticar a Conmebol após a punição ao Cerro Porteño pelo caso envolvendo o atacante alviverde.

Uma fala do presidente da Conmebol também incomodou os clubes e governo brasileiro. Questionado sobre como seria a Libertadores sem as equipes verde-amarelas, o mandatário respondeu “Isso seria como Tarzan sem Chita. Impossível”. Chita é o nome da macaca dos filmes de Tarzan. O mandatário se desculpou pelo episódio.

A Libra fez uma nota de repúdio à declaração de Alejandro Dominguez. Anteriormente, clubes da Libra e da Liga Forte União já tinham assinado uma carta pedindo exclusão do Cerro Porteño pelo caso de racismo contra Luighi.

O Flamengo não assinou a nota da Libra e citou a CBF ao se justificar. O Rubro-Negro considera que a entidade brasileira é quem te de tomar frente neste tipo de caso: “Entendemos que as relações institucionais com a Conmebol devam ser conduzidas pela CBF”

Leia Também: Flamengo cita CBF para justificar ausência em nota contra presidente da Conmebol

Leia Também: MPF investiga omissão da CBF no caso de racismo na Copa Libertadores



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Esportes

Roland Garros: próximo rival, francês elogia João Fonseca – 27/05/2025 – Esporte

Pierre-Hugues Herbert, 34, o tenista da casa que vai enfrentar João Fonseca...

Esportes

Conselho vota pró-impeachment, e Augusto Melo é afastado do Corinthians

SÃO PAULO,SP/FOLHAPRESS) – O Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votou hoje a...

Esportes

João Fonseca atropela polonês na estreia em Roland Garros – 27/05/2025 – Esporte

Implacável, João Fonseca atropelou o polonês Hubert Hurkacz, número 31 do mundo,...

Esportes

Djokovic mantém escrita e vence na estreia em Roland Garros

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – De um lado, o maior campeão de...