sexta-feira , 19 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Congresso pode votar LDO e analisar vetos de Lula na próxima semana
Economia

Congresso pode votar LDO e analisar vetos de Lula na próxima semana



O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para a próxima quinta-feira (16) uma sessão conjunta do Congresso para votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 e os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Lei Geral do Licenciamento Ambiental.

Nesta semana, o governo sofreu uma derrota fiscal na Câmara dos Deputados com a derrubada da Medida Provisória que aumentava impostos para compensar o recuo sobre a elevação do IOF. Após as concessões, a proposta iria garantir cerca de 17 bilhões para o Executivo.

A LDO orienta a execução do Orçamento 2026. O parecer do deputado Gervásio Maia (PSB-PB), relator do projeto, obriga o governo a pagar todas as emendas Pix e emendas individuais e coletivas, para saúde e assistência social, três meses antes das eleições do ano que vem.

VEJA TAMBÉM:

A regra foi feita com base na lei eleitoral, que proíbe os repasses até três meses antes do pleito. O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Efraim Filho (União-PB), afirmou que o projeto será votado pelo colegiado antes da sessão do Congresso, informou a Agência Senado.

O governo também deve enfrentar forte articulação da oposição e da bancada do agro para derrubar os vetos da Lei Geral do Licenciamento Ambiental. Lula vetou 63 dos 400 dispositivos do projeto. Para recompor parte dos dispositivos vetados, o petista editou uma Medida Provisória (MP 1.308/2025) e um projeto de lei.

A MP 1.308/2025 regulamenta o Licenciamento Ambiental Especial (LAE), que acelera o processo de regularização. “Hoje, os órgãos ambientais insistem em resoluções, portarias, normativas, conselhos, que acabam driblando a legislação brasileira, impondo regras contra a lei em vigor. Então nós precisamos dar segurança jurídica para o setor produtivo do Brasil, que precisa dessa matéria há décadas”, disse Alcolumbre.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Fux libera contas de beneficiários de programas sociais em bets

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu nesta sexta-feira...

Economia

Versão final do orçamento é aprovada com R$ 50 bi para emendas

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta sexta-feira...

Economia

Véspera de Natal é feriado ou ponto facultativo? E de Ano-Novo?

A aproximação das festas de fim de ano costuma gerar dúvidas entre...

Economia

Carro voador da Embraer faz 1º teste no interior de São Paulo

Um protótipo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, popularmente...