segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Como o governo tenta atrair mais voos da Air France para o Brasil
Economia

Como o governo tenta atrair mais voos da Air France para o Brasil


O governo brasileiro está tentando convencer a Air France, a principal companhia aérea francesa, a expandir o número de voos entre os dois países. Isso incluiria o aumento da frequência nas rotas já existentes e o lançamento de novos destinos no Brasil, notadamente Brasília e Recife.

A estratégia do governo é usar a conversa para sensibilizar os diretores da Air France. Neste mês, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve em Paris para se reunir com integrantes da companhia aérea. No encontro, discutiu a possibilidade de estudos para o aumento de voos.

Costa Filho não saiu com uma resposta da Air France, como esperado. Mesmo assim, disse estar confiante de que a partir de 2026 haja novidades nas ligações entre Brasil e França. “Houve crescimento importante nos últimos dois anos e esperamos que, a partir de 2026, possamos consolidar ainda mais novas rotas, em especial para o Rio de Janeiro, Brasília e o Nordeste”, afirmou.

Na saída do encontro, o secretário corporativo adjunto e chefe de Assuntos Públicos e Internacionais da Air France, Sébastien Justum, falou sobre a importância do Brasil na malha internacional da companhia — o país é o terceiro em número de destinos fora da Europa.

“O Brasil é um país absolutamente estratégico para a nossa empresa, com serviços de voo que atendem bem passageiros brasileiros, franceses e de outros países. No futuro, desejamos continuar valorizando essa parceria e desenvolvendo nossas atividades no Brasil”, declarou, adiantando que uma equipe francesa deve visitar o Brasil nos próximos meses para avançar com as negociações.

VEJA TAMBÉM:

Air France é a principal conexão entre Brasil e França

A Air France é a companhia aérea que transporta mais passageiros entre Brasil e França, à frente de Latam e Azul. Somente no ano passado foram mais de 7 milhões de passageiros voando entre os aeroportos Charles de Gaulle, em Paris, e Guarulhos, Galeão, Salvador e Fortaleza.

A marca de 7 milhões foi atingida em 2024 pela primeira vez na história da operação da companhia francesa no Brasil. A presença da empresa vinha crescendo até 2019, mas a pandemia da Covid-19 desacelerou o movimento, que voltou a subir e superou os 6 milhões de passageiros em 2023.

No último ano, a Air France ficou com 68,3% do mercado entre Brasil e França — a Latam somou 17,2% e a Azul fechou com 14,5%. A fatia maior tem relação com a quantidade de voos semanais e destinos que a companhia opera no Brasil: 28 frequências por semana em quatro cidades brasileiras — a empresa ainda opera voos para Caiena, na Guiana Francesa. Pelos aeroportos brasileiros, a frequência é a seguinte:

  • Guarulhos – 14 voos semanais para Paris
  • Rio de Janeiro (Galeão) – 8 voos
  • Salvador- 3 voos (serão 5 a partir de dezembro)
  • Fortaleza – 3 voos para Paris (serão 5 a partir de dezembro) e 1 voo para Caiena, na Guiana Francesa
  • Belém – 1 voo para Caiena

A expectativa do governo brasileiro é de que o Rio de Janeiro volte a contar com mais voos semanais, visto que o aeroporto do Galeão já chegou a ter dez frequências por semana antes da pandemia. Outra prioridade é retomar a ligação direta entre França e Brasília, onde a Air France teve voos entre 2014 e 2016. E para o Nordeste, a ideia é reconectar Recife e Paris, como acontecia na década de 1990 e início dos anos 2000.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Governo briga com Congresso por verbas eleitoreiras em 2026

O maior desafio da atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da...

Economia

Eletronuclear pede R$ 1,4 bi ao governo sob risco de colapso nas usinas de Angra

A Eletronuclear, estatal responsável pelas usinas de Angra 1 e 2, pediu...

Economia

Servidores da EPE ampliam paralisação que pode travar planos do governo

Os funcionários da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de...

Economia

Lula diz esperar acordo com os EUA “em poucos dias” após encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda (27)...