segunda-feira , 3 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia com gás de graça, Lula e Janja escancaram o pobrismo
Economia

com gás de graça, Lula e Janja escancaram o pobrismo



Quanto mais pobres, melhor. A frase, que à primeira vista parece uma paródia, foi na verdade a lógica escancarada pelo presidente Lula ao lançar o programa Gás para o Povo, em Belo Horizonte. O mandatário petista disse, sem rodeios, que “para um país dar certo, é preciso garantir que muitos tenham pouco dinheiro”. Uma fórmula de prosperidade baseada na escassez — ou a consagração daquilo que pode ser chamado também de cultura do pobrismo.

O PT nunca escondeu seu pendor pelo populismo assistencialista, e é fiel guardião desta tradição maldita da política brasileira. Dentaduras, muletas, cadeiras de rodas, dinheiro em espécie e, agora, o botijão de gás de graça. Todos temperados com a mesma receita: distribuir benesses estatais em troca de votos cativos. O novo programa, que promete botijão gratuito para 17 milhões de famílias, vem com a marca do governo estampada no recipiente. Marketing eleitoral antecipado. O que, segundo a lei, é crime.

Exploração do pobrismo: do gás aos descontos indevidos no INSS

Empolgada com a distribuição de benesses numa favela de Belo Horizonte, a primeira-dama Janja cantarolou a “musiquinha do gás”, no pior estilo de “quem quer dinheiro” do antigo programa de auditório de Silvio Santos. Uma cena que levou o colunista Francisco Escorsim a cravar: “é o programa Botijanja!”. A dentadura eleitoral de outros tempos acaba de ganhar sua versão século XXI.

Por trás do folclore, porém, está a lógica política do PT: manter a população nivelada por baixo, dependente do Estado e agradecida ao “pai dos pobres”. Como definiu o economista Daniel Vargas no programa Última Análise no canal do YouTube da Gazeta do Povo, o governo se coloca como regulador da miséria nacional. Na visão lulopetista, a pobreza não é um problema a ser superado, mas um capital político a ser explorado.

Botijanja é mais do que um apelido. É um símbolo de como o PT entende o Brasil e tenta perpetuar seu projeto de poder.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Receita aperta o cerco ao aluguel com “CPF dos imóveis”

A Receita Federal intensifica o cerco à informalidade no mercado imobiliário com...

Economia

o cerco da Receita a aluguéis informais

A partir de 2026, proprietários que alugam imóveis informalmente enfrentarão um cerco...

Economia

China vai dar autorização especial ao Brasil para imporat chips

Fabricantes brasileiros do setor automotivo poderão receber uma autorização especial do governo...

Economia

Brasil deve propor aumento de fluxo comercial em acordo com Trump

O governo Lula discute internamente que propostas pode fazer a Donald Trump...