quarta-feira , 29 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Colômbia recebe 1º avião com deportados dos EUA
Internacional

Colômbia recebe 1º avião com deportados dos EUA



Um avião da Força Aeroespacial Colombiana (FAC) transportando cidadãos deportados dos Estados Unidos aterrissou nesta terça-feira (28) no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, vindo de El Paso, no Texas.

“Eles são colombianos, são livres e dignos e estão em sua terra natal, onde são amados. O migrante não é um criminoso, ele é um ser humano que quer trabalhar e progredir, viver a vida”, afirmou o presidente colombiano, Gustavo Petro, em mensagem divulgada na rede social X, na qual ele compartilhou fotos dos cidadãos descendo do avião.

O Ministério das Relações Exteriores do país informou que os imigrantes foram recebidos por uma delegação da Presidência, da Chancelaria, da FAC, da Migração Colômbia, do Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF), da Prefeitura de Bogotá e da Cruz Vermelha.

Essa é a primeira de duas aeronaves com deportados que devem chegar a Bogotá nesta terça-feira. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o segundo avião, vindo de San Diego, também aterrissará em El Dorado.

Petro publicou fotos tiradas dentro dos aviões, nas quais ele viu os deportados sem algemas, como defendeu o mandatário, que pediu a Washington um “tratamento digno” para eles.

Há dois dias, Petro iniciou uma crise diplomática com o governo Trump ao se recusar a permitir a chegada ao país de dois voos dos EUA que transportavam deportados, argumentando que os repatriados “não estavam sendo tratados com dignidade”, o que causou um mal estar diplomático entre os países no domingo, que já foi superada.

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira em comunicado que o governo havia providenciado esses aviões para trazer “110 colombianos deportados dos EUA de volta para casa, cumprindo os protocolos estabelecidos para o retorno digno e com direitos garantidos para os colombianos que chegam em voos de deportação”.

A declaração de domingo de Petro levou o presidente dos EUA, Donald Trump, a ordenar a imposição de tarifas de 25% sobre todos os produtos colombianos, além de outras sanções de viagem e migração.

Petro respondeu com o princípio da reciprocidade e ordenou que o ministro do Comércio, Indústria e Turismo, Luis Carlos Reyes, “aumentasse as tarifas sobre as importações dos EUA em 25%”.

No entanto, a Casa Branca encerrou a crise com a Colômbia em relação à repatriação de migrantes ao garantir, no final do domingo, que o governo de Bogotá aceita “todos os termos do presidente Trump” a esse respeito. Isso inclui “a aceitação irrestrita de todos os estrangeiros ilegais da Colômbia que retornam dos EUA, inclusive em aeronaves militares, sem limitação ou atraso”.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Cardeais se reúnem na Capela Paulina antes do conclave

Os 133 cardeais que buscarão o novo papa no conclave se reuniram...

Internacional

Opositora de Maduro agradece resgate de asilados na Venezuela

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula 07/05/2025 às 10:24 A...

Internacional

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa Pro eligendo pontifice na...

Internacional

Cardeais participam de missa pré-conclave. Veja cronograma do primeiro dia

Os 133 cardeais que integram o Colégio Cardinalício se reuniram nesta quarta-feira...