quinta-feira , 30 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional China rechaça novas tarifas de Trump sobre aço e alumínio
Internacional

China rechaça novas tarifas de Trump sobre aço e alumínio



O regime do ditador chinês Xi Jinping se manifestou nesta segunda-feira (10) sobre as novas tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que impactam diretamente o mercado global de aço e alumínio.

Pequim tratou a questão como uma “politização” de assuntos econômicos, afirmando que “não há vencedores em guerras comerciais e tarifárias”.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, rechaçou a decisão da Casa Branca em uma entrevista coletiva e ressaltou que “o protecionismo não tem saída”.

O representante do regime de Xi disse que o gigante asiático se opõe à politização de questões econômicas, comerciais e tecnológicas e que, em contraposição, a intenção de Pequim sempre foi “criar um ambiente de negócios internacionalizado, baseado no direito e orientado ao mercado”.

“O mercado chinês trata todos os países igualmente e está igualmente aberto a empresas de todos os países”, declarou Jiakun.

A China é o maior exportador de aço do mundo, com mais de 100 milhões de toneladas em 2024, mas os EUA não estão entre seus principais compradores, com Washington importando apenas cerca de 1,8% de suas compras totais de Pequim, de acordo com o banco de dados de estatísticas comerciais Comtrade das Nações Unidas. Quanto ao alumínio, os EUA importam 3% de suas compras totais da China.

As novas tarifas anunciadas por Trump entram em vigor nesta segunda-feira, paralelamente às tarifas impostas pela China a produtos americanos, em resposta às aplicadas por Washington às importações chinesas.

Até o momento, não há qualquer sinal de que as duas potências tenham chegado a um acordo para pôr fim a este novo capítulo na guerra comercial bilateral.

Pequim anunciou em 4 de fevereiro que imporia tarifas de 10% a 15% sobre certos produtos dos EUA a partir desta segunda, após as taxas adicionais de 10% prometidas por Trump sobre produtos chineses entrarem em vigor.

As medidas que entram em vigor a partir de hoje envolvem produtos de carvão e gás natural liquefeito, atingidas por 15% de tarifas, bem como sobre petróleo bruto, máquinas agrícolas, carros de alta performance e caminhonetes, que são afetadas com cobranças de 10%.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Cardeais se reúnem na Capela Paulina antes do conclave

Os 133 cardeais que buscarão o novo papa no conclave se reuniram...

Internacional

Opositora de Maduro agradece resgate de asilados na Venezuela

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula 07/05/2025 às 10:24 A...

Internacional

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa Pro eligendo pontifice na...

Internacional

Cardeais participam de missa pré-conclave. Veja cronograma do primeiro dia

Os 133 cardeais que integram o Colégio Cardinalício se reuniram nesta quarta-feira...