terça-feira , 4 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Últimas China divulga plano para estimular economia – 16/03/2025 – Mercado
Últimas

China divulga plano para estimular economia – 16/03/2025 – Mercado


O Conselho de Estado da China divulgou neste domingo (16) um plano de ação para impulsionar o consumo doméstico, apresentando medidas como o aumento da renda para a população e o estabelecimento de um esquema de subsídio para cuidados infantis.

O plano foi emitido para todas as regiões e departamentos para “impulsionar vigorosamente o consumo, expandir a demanda interna em todas as direções, melhorar a capacidade de consumo aumentando a renda e reduzindo encargos”, afirmou o relatório do Conselho.

A resolução ocorre uma semana após o relatório de trabalho do primeiro-ministro chinês Li Qiang ao Congresso Nacional do Povo, que se concentrou em aumentar os gastos das famílias para amortecer o impacto da fraca demanda externa.

O lançamento do plano surge em um momento em que os níveis de demanda do consumidor na China enfrentaram vários obstáculos nos últimos anos, devido a fatores como as interrupções causadas pela Covid-19 e uma prolongada crise imobiliária, esfriando a propensão das famílias a gastar e contribuindo para tendências deflacionárias.

A pressão tem aumentado sobre os oficiais chineses para medidas de estímulo focadas no consumidor, a fim de afastar pressões deflacionárias e reduzir a dependência da segunda maior economia do mundo em exportações e investimentos para o crescimento.

O plano divulgado no domingo pediu o aumento das rendas urbanas e rurais e afirmou que as rendas dos agricultores deveriam ser aumentadas por meio de medidas como reformas habitacionais.

O plano de ação foi abrangente, mas ficou limitado a prometer recursos concretos para apoiar os governos locais enquanto serão formuladas medidas reais para implementar o plano.

O texto também prevê medidas para estabilizar o mercado de ações, mas não deu detalhes sobre quando e como isso poderia acontecer.

As autoridades ainda devem “estudar e estabelecer um sistema de subsídio para cuidados infantis”, bem como implementar emprego flexível e a abertura de clínicas ambulatoriais pediátricas à noite em hospitais gerais. Serviços de cuidados infantis comunitários e administrados por empregadores também devem ser incentivados.

O relatório destaca que os direitos dos trabalhadores e os dias de férias devem ser garantidos, e as férias anuais pagas e os feriados curtos devem ser incentivados. Os padrões de subsídio financeiro para as pensões básicas dos residentes urbanos e rurais também devem ser aumentados.

Houve também propostas para impulsionar o turismo, como expandir o número de países cujos viajantes não precisam de visto.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Líder do PSB sugere indulto a quem foi ‘massa de manobra’ – 28/03/2025 – Poder

Líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) sugere que...

Últimas

Fomos de indignação a pena, diz Barroso sobre pichadora – 28/03/2025 – Poder

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta...

Últimas

ESPN muda tudo, troca programas e lança Franquia F – 28/03/2025 – Outro Canal

Aracaju A ESPN fará uma grande mudança em sua programação a partir...

Últimas

Kassab prevê centro-direita fragmentada para presidente – 28/03/2025 – Painel

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, defendeu um ambiente...