quarta-feira , 5 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Câmara-SP põe detector de metal após queixa de insegurança – 12/04/2025 – Painel
Política

Câmara-SP põe detector de metal após queixa de insegurança – 12/04/2025 – Painel

A Câmara Municipal de São Paulo irá adquirir e implementar em suas portarias detectores de metais, a pedido dos vereadores que vêm se queixando da sensação de insegurança. Um decreto para instalação e operação dos aparelhos foi publicado no Diário Oficial, no último dia 25.

Segundo o texto, o acesso dos visitantes “está condicionado à realização de inspeção de segurança, efetuada por meio de detectores de metais fixos e portáteis, bem como outros equipamentos eletrônicos”.

De acordo com decreto assinado pela Mesa da Câmara, quem se recusar às inspeções ficará proibido de entrar na Casa.

Desde o começo da atual legislatura, há relatos de vereadores como Thammy Miranda (PSD) e Rubinho Nunes (União), que já receberam visitas inesperadas em seus gabinetes.

Hoje, para acessar a Casa, não há necessidade de nenhuma autorização por parte dos vereadores ou funcionários. Também não há revista e detector de metal, um modelo utilizado, por exemplo, no prédio da Assembleia Legislativa.

Alguns vereadores também disseram à coluna sob anonimato que moradores em situação de rua acabam utilizando a pia dos banheiros para tomar banho, o que, segundo eles, inviabiliza do uso para os funcionários.

Uma parte reclamou ao presidente da Câmara, Ricardo Teixeira (União), da aglomeração de moradores em situação de rua pelos corredores, sobretudo no quarto andar, onde fica o gabinete da vereadora Luna Zarattini (PT). Logo na entrada do gabinete da petista há um computador que é utilizado pelo público em geral.

“O nosso gabinete é aberto para a população sem distinção nenhuma e lutamos por políticas públicas voltadas à população em situação de rua”, disse Zarattini, líder do PT na Câmara.

“Querer limitar a entrada de pessoas em situação de vulnerabilidade na Câmara Municipal que é tida como a casa do povo é um grande retrocesso”, completa.

Defensor da instalação de detector de metais, Rubinho instalou fechaduras eletrônicas nas portas do seu gabinete. “A Câmara de SP possui segurança frágil, com baixíssimo controle de acesso. Nos últimos anos recebi uma série de ameaças que estão sob os cuidados da Polícia”, diz o vereador.

“Hoje, ficamos cada vez mais expostos e vulneráveis. Por isso optei por instalar fechaduras eletrônicas com controle de acesso em todo gabinete”, prosseguiu Rubinho.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...