Hugo Calderano, 28, avançou à semifinal e garantiu a primeira medalha de um atleta sul-americano no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa. Ele derrotou o sul-coreano An Jaehyun em Doha, no Qatar, por 4 sets a 1, com parciais de 11/4, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10.
Número 3 do mundo, o brasileiro não deu chances ao adversário, que figura em 17º no ranking. O sul-coreano chegou às quartas após passar pelo francês Felix Lebrun, que bateu Calderano na disputa do bronze dos Jogos Olímpicos de Paris.
“Muita felicidade por garantir a primeira medalha do Brasil em um Mundial de tênis de mesa. Sei que ainda tenho um jogo muito importante amanhã, então é importante controlar as emoções, mas estou muito feliz com o resultado”, disse após a vitória.
Calderano alcança com seu melhor resultado em Mundiais e uma medalha inédita para o esporte brasileiro. Todos os semifinalistas são premiados, então ele assegura pelo menos o bronze, mas ainda terá a chance de buscar o ouro.
Hugo voltará à mesa neste sábado (24), às 11h40 (de Brasília), em busca da vaga na decisão do Mundial. Seu adversário será o chinês Liang Jingkun (5º), que eliminou o compatriota e líder do ranking Lin Shidong nas quartas. A partida terá transmissão da CazéTV e do SporTV.
A outra semifinal, também marcada para sábado, terá o chinês Wang Chuqin e o sueco Truls Moregard (7º). A decisão está programada para domingo (25).
Este é o segundo feito histórico que Hugo alcança em pouco mais de um mês. Em abril, ele se tornou o primeiro não chinês e não europeu a conquistar o título da Copa do Mundo, com uma campanha histórica: eliminou, na sequência, o então Top 3 do ranking, formado pelo japonês Tomokazu Harimoto (3º) e pelos chineses Wang Chuqin (2º) e Lin Shidong (1º).
O Campeonato Mundial que está sendo disputado nesta semana é um torneio ainda mais importante, e é realizado a cada dois anos desde 1926.
Deixe um comentário