sábado , 20 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Brasil tem a maior dívida pública entre os emergentes atrás apenas da China
Economia

Brasil tem a maior dívida pública entre os emergentes atrás apenas da China


A dívida pública brasileira alcançou 89% do PIB e já é a maior entre os países emergentes sob acompanhamento do Fundo Monetário Internacional (FMI), ficando atrás apenas da China. O avanço rápido do endividamento, segundo um relatório do Instituto de Finanças Internacionais (IIF), reforça a preocupação com a capacidade do país de atrair investidores em um cenário global de riscos crescentes e juros mais altos.

A escalada da dívida ocorre em um momento em que o mundo inteiro volta a se aproximar do patamar crítico de 100% do PIB global, reacendendo o alerta que marcou o período pós-pandemia. De acordo com dados internacionais, governantes têm recorrido a prazos mais curtos para rolar títulos públicos, tentando pagar menos juros no curto prazo, mas se expondo ainda mais a mudanças bruscas do mercado.

O endividamento global atingiu US$ 101,3 trilhões no segundo trimestre, um salto de 9% em apenas um ano, segundo levantamento do IIF que reúne 400 de instituições financeiras. O avanço entre os emergentes (média de 72,7% do PIB) é puxado ainda pela China (93,4%), Índia (80,2%) e Argentina (75,2%).

Na América Latina, a média de endividamento é de 67,9% do PIB.

VEJA TAMBÉM:

Esse movimento amplia a pressão sobre países emergentes, que precisam oferecer juros maiores para competir com economias consideradas mais seguras. No Brasil, a situação é agravada por um aumento superior a 6 pontos percentuais na dívida pública em pouco mais de dois anos e meio, com projeções que apontam para alta de até 9 pontos ao fim de 2026.

No Brasil, a metodologia internacional calcula a dívida incluindo títulos na carteira do Banco Central, o que eleva o indicador a 89% do PIB; já o critério doméstico aponta 78,1% do PIB em setembro. A diferença metodológica não reduz a preocupação central: o país opera com déficit persistente, impulsionado por políticas de aumento de gastos para sustentar a atividade econômica.

“Não há sinais de reversão significativa na tendência de alta do endividamento. Muitos países continuam operando com déficits fiscais persistentes”, afirma Marcello Estevão, diretor-gerente e economista-chefe do IIF em entrevista à Folha de S. Paulo.

Ainda segundo Estevão, o Brasil precisa de um ajuste fiscal para aliviar a pressão de demanda agregada nos níveis de preços. “Uma dinâmica ruim da dívida pública implica um prêmio de risco mais elevado para que os compradores de dívida aceitem comprá-la”, completou.

Esse cenário se repete em outras nações, que acumulam déficits devido a despesas crescentes com saúde, envelhecimento populacional e investimentos em defesa. O Japão, por exemplo, alcançará uma dívida pública de 214% do PIB, seguido pelos Estados Unidos (119,3%) e a Zona do Euro (91,4%). A média entre os países desenvolvidos chega a 112,5%.

O FMI projeta que, em um cenário adverso, a dívida pública global pode alcançar 117% do PIB em 2027, o maior nível desde o pós-Segunda Guerra. Embora não existam séries históricas completas, estimativas apontam que o mundo chegou a 132% do PIB em 1948, refletindo o custo econômico do conflito.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Fux libera contas de beneficiários de programas sociais em bets

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu nesta sexta-feira...

Economia

Versão final do orçamento é aprovada com R$ 50 bi para emendas

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta sexta-feira...

Economia

Véspera de Natal é feriado ou ponto facultativo? E de Ano-Novo?

A aproximação das festas de fim de ano costuma gerar dúvidas entre...

Economia

Carro voador da Embraer faz 1º teste no interior de São Paulo

Um protótipo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, popularmente...