
ChatGPT
AP Photo/Matt Rourke
O Brasil está entre os três países que mais usam o ChatGPT semanalmente, atrás apenas de Estados Unidos e Índia. O dado faz parte do primeiro estudo dedicado ao país, divulgado nesta terça-feira (12) pela OpenAI, dona da tecnologia.
Segundo a empresa, globalmente, usuários do ChatGPT enviam mais de 2 bilhões de comandos por dia na plataforma. No Brasil, são cerca de 140 milhões de mensagens diárias.
São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina são os estados que lideram o uso no país. Na sequência aparecem Tocantins, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Amapá, Mato Grosso e Pernambuco.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Atualmente, o ChatGPT tem cerca de 700 milhões de usuários semanais, e já são 5 milhões de usuários das versões voltadas para empresas.
➡️ Principais usos do ChatGPT no Brasil, segundo o estudo:
✍️ redação e comunicação
📔 aprendizado e capacitação
👩💻 programação, ciência de dados e matemática
“Atualmente, observamos que o uso mais frequente é no apoio à melhoria da comunicação escrita e do aprendizado, correspondendo a 20% e 15% de todas as mensagens enviadas do Brasil, respectivamente”, diz o estudo.
A pesquisa aponta que os brasileiros que usam o ChatGPT tendem a ser mais jovens: 27% têm entre 18 e 24 anos, e 33% entre 25 e 34 anos. Segundo a empresa, isso indica que muitos estudantes e profissionais em início de carreira estão se tornando o que chama de “nativos da IA”.
“Esses números não são apenas estatísticas. São um poderoso testemunho da criatividade e da curiosidade do povo brasileiro”, diz Nicolas Andrade, chefe de política para América Latina e Caribe da OpenAI. ”
O desafio que temos pela frente é garantir que os benefícios da IA sejam amplos”, completa o executivo.
O Brasil também tem, hoje, o maior conjunto de talentos em inteligência artificial da América Latina. O país ocupa o segundo lugar mundial em número de desenvolvedores que utilizam a API da OpenAI e está entre os cinco primeiros no ranking de disseminação de habilidades em IA.
Nova geração do ChatGPT promete ser ‘mais humana’
OpenAI apresenta o novo modelo de linguagem GPT-5
Divulgação/OpenAI
Há menos de uma semana, a OpenAI divulgou a nova versão do modelo de linguagem usado no ChatGPT, chamada de GPT-5. A empresa afirma que o sistema está mais natural nas conversas, reconhece melhor suas limitações e apresenta avanços em programação.
GPT é a sigla em inglês para Transformador Generativo Pré-treinado, um modelo de linguagem treinado por inteligência artificial para simular o raciocínio humano.
Segundo a OpenAI, o GPT-5 é menos “efusivamente agradável” e usa menos emojis desnecessários nas interações. Também é mais sutil e atencioso nos acompanhamentos, em comparação com o GPT-4o (versão anterior).
Data centers de IA podem consumir energia equivalente à de milhões de casas
‘Qual é a minha bênção?’: trend com o ChatGPT viraliza e divide opiniões nas redes sociais
Criminosos podem usar suas fotos nas redes para aplicar golpes financeiros?
Source link

Deixe um comentário