domingo , 2 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Bolsonaro diz que Zambelli cassada é ofensiva contra ele – 31/01/2025 – Poder
Política

Bolsonaro diz que Zambelli cassada é ofensiva contra ele – 31/01/2025 – Poder

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou em entrevista a uma rádio goiana nesta sexta-feira (31) a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e disse que a medida resulta de uma ofensiva criada para atingi-lo.

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) cassou o diploma da congressista por 5 votos a 2 na última quinta-feira (30) por desinformação no contexto da eleição de 2022. A decisão também a tornou inelegível por oito anos a partir do pleito daquele ano.

Ainda cabe recurso da decisão da corte paulista ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e os efeitos do julgamento só passam a ser válidos após o esgotamento dos recursos.

Os desembargadores reconheceram ter havido uso indevido dos meios de comunicação e prática de abuso de poder político. A ação de investigação judicial eleitoral foi movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

“O TRE de São Paulo aprendeu com o TSE”, afirmou Bolsonaro à Rádio Bandeirantes Goiás. “Abriu-se essa jurisprudência para poder vir para cima de mim, tanto é que os processo [a] que eu respondo é esse: desacreditar o sistema eleitoral.”

O ex-presidente disse que essa jurisprudência começou a ser criada quando a corte superior cassou o mandato do deputado estadual eleito pelo Paraná, em 2018, Fernando Francischini, por divulgar notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação.

Naquele ano, no dia da eleição, Francischini abriu uma live para dizer que as urnas haviam sido fraudadas e aparentemente não aceitavam votos no então candidato a presidente Jair Bolsonaro.

“Onde começa tudo isso? Como o senhor Alexandre de Moraes queria criar uma jurisprudência, lá atrás, para vir para cima de mim, porque sabia que eu era crítico do sistema eletrônico (…), ele cassou o deputado Francischini”, disse Bolsonaro.

Nas redes sociais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou uma foto com a deputada com a mensagem: “Carlinha, receba meu abraço de solidariedade. Que Deus te proteja e te conceda a verdadeira paz, que excede todo entendimento”.

O ex-presidente também criticou o senador Marcos Pontes (PL-SP) na entrevista. Os dois trocaram recados nas últimas semanas em razão da candidatura do astronauta à presidência do Senado. Formalmente, o partido apoia Davi Alcolumbre (União Brasil).

“Nós, agora, resolvemos apoiar quem já ganhou, que é o Davi Alcolumbre. É o meu candidato dos sonhos? Não. O meu candidato dos sonhos é o Rogério Marinho [PL-RN], não é o astronauta Marcos Pontes”, disse Bolsonaro.

As eleições para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado estão marcadas para este sábado (1º). Na segunda Casa, Alcolumbre é o franco favorito para suceder Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no cargo. Hugo Motta (Republicanos-PB) é o favorito na Câmara.

O ex-presidente disse que o apoio a Alcolumbre garantirá à legenda a vice-presidência, duas comissões e mais a relatoria do Orçamento. “Se a gente resolver apoiar o Marcos Pontes, a gente fica sem nada.”

No meio da conversa, o entrevistador disse haver uma crença de que Bolsonaro não lê e o questionou sobre o último livro que teria lido. O ex-presidente respondeu: “Não, livro, não leio mais. Não dá. Não tenho tempo. Sou sincero. Eu tenho rede de zap, informações”.

Bolsonaro então mostrou um conjunto de cadernos que, segundo ele, seriam relatórios do Congresso dos Estados Unidos sobre a Covid-19 e a vacina. “Com todo respeito, hoje em dia, há algum tempo, não posso trocar isso aqui por um livro de romance.”

“E filme, o senhor vê?”, indagou o entrevistador. “Não dá. Não, só vejo futebol.”

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...