quinta-feira , 30 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Tecnologia Astronauta mais velho em atividade da Nasa volta à Terra no aniversário de 70 anos
Tecnologia

Astronauta mais velho em atividade da Nasa volta à Terra no aniversário de 70 anos




Don Pettit comemorou o aniversário neste domingo (20), mesmo dia em que retornou à Terra após missão de sete meses na Estação Espacial Internacional Don Pettit é levado a uma tenda médica após voltar à Terra neste domingo (20).
Foto: AFP/NASA/Bill Ingalls
Uma comemoração familiar discreta é como muitos idosos completam 70 anos. Mas Don Pettit, o astronauta mais velho em atividade na Nasa, celebrou o aniversário de sete décadas de uma forma bastante incomum: retornando à Terra após uma missão de sete meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
A nave Soyuz MS-26, com dois cosmonautas russos e Pettit a bordo, pousou neste domingo (20) no Cazaquistão, justamente no dia em que o americano completou 70 anos.
“Hoje, às 4h20, horário de Moscou (22h20 Brasília, sábado), a nave Soyuz MS-26 com Alexei Ovshinin, Ivan Vagner e Donald (Don) Pettit a bordo aterrissou perto da localidade cazaque de Zhezkazgan”, informou a agência espacial russa Roscomos.
O trio passou 220 dias no espaço, desde a chegada à ISS em setembro do ano passado. A Nasa celebrou o retorno de Pettit, destacando que ele se tornou oficialmente o astronauta mais velho em atividade a participar de uma missão espacial.
Durante sete meses, Don Pettit “comandou pesquisas para melhorar a capacidade em órbita da impressão em 3D, a tecnologia de tratamento de águas residuais, o cultivo de plantas e a gestão de um incêndio em microgravidade”, destacou a Nasa.
Até março, os dois cosmonautas e o astronauta conviveram na ISS com dois astronautas americanos que deveriam passar apenas oito dias no espaço e acabaram presos por mais de nove meses, depois que a nave espacial em que viajavam foi considerada inadequada para o retorno à Terra.
O espaço é um dos últimos âmbitos de cooperação entre Estados Unidos e Rússia, no momento em que as relações entre Moscou e Washington enfrentam um dos períodos mais complicados desde o início da ofensiva russa na Ucrânia.
A influência de Elon Musk na Nasa



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Tecnologia

Aplicativo do Santander fica fora do ar e clientes reclamam nas redes

Nas redes sociais, vários clientes do banco reclamavam do aplicativo. Em resposta...

Tecnologia

Plataforma de IA processada por casos de suicídio vai proibir menores de usarem seus chatbots livremente

Saiba como ativar proteção para controlar tempo e atividade de crianças no...

Tecnologia

Microsoft Azure tem instabilidade; Microsoft 365 também

No Downdetector, site que monitora falhas em serviços online, o Azure registrou...

Tecnologia

Nvidia é a primeira empresa da história a atingir US$ 5 trilhões em valor de mercado

Ao mesmo tempo, o presidente Donald Trump deve conversar na quinta-feira (30)...