quinta-feira , 5 fevereiro 2026
| Cidade Manchete
Lar Economia ANP autoriza Petrobras a retomar perfuração na Foz do Amazonas
Economia

ANP autoriza Petrobras a retomar perfuração na Foz do Amazonas


A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou nesta quarta (4) a Petrobras a retomar a perfuração do primeiro poço exploratório na costa do Amapá, na chamada Foz do Amazonas, após uma paralisação no começo de janeiro. Na ocasião, foi registrado um vazamento de fluído em duas linhas auxiliares que conectam a sonda ao poço Morpho, localizado a cerca de 175 quilômetros do continente.

A Petrobras e o Ibama informaram que o vazamento não representou risco ambiental nem ameaça à segurança das pessoas, já que o fluido utilizado é biodegradável e atende aos limites de toxicidade permitidos. Segundo o órgão ambiental, não houve registro de danos à fauna, à flora ou às comunidades costeiras da região.

“Considerando as análises técnicas realizadas ​e as medidas mitigadoras propostas pela Petrobras, concluiu-se não haver óbice ao retorno das atividades de perfuração no referido poço, a partir do recebimento ​deste ⁠ofício”, disse a ANP na autorização.

VEJA TAMBÉM:

A agência reguladora informou que a decisão de autorizar a retomada levou em conta análises técnicas detalhadas e a adoção de medidas mitigadoras propostas pela própria companhia. Entre essas ações está a substituição de parte dos componentes dos equipamentos envolvidos na ocorrência, com foco na prevenção de novos incidentes.

A agência reguladora foi clara ao afirmar que “a retomada das atividades somente poderá ocorrer após o integral cumprimento das condicionantes estabelecidas”. Entre as exigências estão a substituição de todos os selos das juntas do riser (tubo), a comprovação de treinamento atualizado de todos os colaboradores envolvidos na operação, a revisão do plano de manutenção preventiva e o uso de juntas de riser reserva apenas após o envio dos certificados de conformidade.

A ANP informou ainda que está realizando uma auditoria no sistema de gestão de segurança operacional da sonda desde a última segunda (2). O objetivo é verificar se todos os protocolos técnicos e de segurança estão sendo cumpridos de acordo com as normas vigentes do setor de petróleo e gás.

A licença ambiental para a perfuração do primeiro poço na bacia da Foz do Amazonas foi concedida pelo Ibama em 20 de outubro do ano passado, após um processo de análise iniciado em 2020. No mesmo dia, a Petrobras deu início às atividades de perfuração do poço exploratório.

O poço possui profundidade total prevista de 7 mil metros e está localizado no bloco FZA-M-059, em águas profundas do Amapá, a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas e a aproximadamente 175 quilômetros da costa brasileira. A região é vista pelo governo e pela Petrobras como estratégica para ampliar reservas na ordem de até 10 bilhões de barris de petróleo e garantir segurança energética.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Deputado pede investigação de trocas no IBGE perto de sair o PIB

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) ingressou com um pedido de fiscalização...

Economia

Mendonça rejeita ação que pedia ampliação da contribuição confederativa

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça rejeitou, nesta segunda-feira...

Economia

Senador suspeita que escritório da mulher de Moraes lave dinheiro

O relator da CPI do Crime Organizado no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE),...

Economia

Lula pede ao Congresso prioridade para fim da escala 6×1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (2)...