quinta-feira , 30 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Últimas Ana Cristina Rosa: Miopia econômica – 23/03/2025 – Ana Cristina Rosa
Últimas

Ana Cristina Rosa: Miopia econômica – 23/03/2025 – Ana Cristina Rosa


O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no Brasil. A edição 2025 do maior festival de cultura, economia criativa e empreendedorismo negro da América Latina, a Feira Preta, foi cancelada em São Paulo por falta de patrocínio.

O renome internacional e o sucesso da iniciativa, que em 2024 movimentou cerca de R$ 14 milhões, não foram suficientes para garantir a mostra deste ano no parque Ibirapuera. Menos da metade (40%) dos recursos financeiros necessários para a realização do evento (previsto originalmente para os dias 3 e 4 de maio) foi captada.

“Muita gente perde com isso”, resumiu Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta. Ela tem toda razão e sabe bem do que está falando. Mulher preta, Adriana começou a empreender por necessidade. E é justamente a necessidade o que move 46% das pessoas negras que empreendem neste país (dado do Sebrae).

A bem da verdade, pretos e pardos se veem obrigados a “empreender” para sobreviver há séculos. Desde os tempos de colônia, os negros precisam “dar seus pulos”, ou seja, precisam se virar como podem no comércio ambulante ou em pequenos negócios (como quitandeiras, lavadeiras, alfaiates, engraxates, costureiras, sapateiros…)

O que espanta atualmente é a incompreensão —ou será que é desinteresse deliberado mesmo?— sobre o impacto do empreendedorismo negro na economia e na vida dos brasileiros. Mais de 15,6 milhões de pessoas pretas e pardas são donas de negócios no país. Isso representa 52,4% do total de empreendedores.

Reduzir investimentos, dificultar acesso ao crédito, inviabilizar oportunidades de expor e vender produtos e serviços da cadeia do “afronegócio” são sinais de miopia econômica que favorece a manutenção das desigualdades étnico raciais. Mas não chega a surpreender numa sociedade racista e excludente que insiste em negar oportunidades à maioria do povo —que é negra no Brasil (56%/IBGE).


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Líder do PSB sugere indulto a quem foi ‘massa de manobra’ – 28/03/2025 – Poder

Líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) sugere que...

Últimas

Fomos de indignação a pena, diz Barroso sobre pichadora – 28/03/2025 – Poder

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta...

Últimas

ESPN muda tudo, troca programas e lança Franquia F – 28/03/2025 – Outro Canal

Aracaju A ESPN fará uma grande mudança em sua programação a partir...

Últimas

Kassab prevê centro-direita fragmentada para presidente – 28/03/2025 – Painel

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, defendeu um ambiente...