quinta-feira , 30 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Ameaça de tarifas foi advertência à Colômbia, dizem EUA
Internacional

Ameaça de tarifas foi advertência à Colômbia, dizem EUA



O Departamento de Estado dos Estados Unidos pediu nesta segunda-feira (27) à Colômbia que encare como uma advertência a ameaça de tarifas que lançou neste domingo (26) em represália pelo governo socialista do país sul-americano não ter aceitado dois voos de deportação em aviões militares.

“Foi um lembrete para a Colômbia de que há um preço a pagar se você for contra seus acordos”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, à emissora Fox News.

A porta-voz da diplomacia americana enfatizou que cada país tem seus próprios interesses e que, sob a atual administração, do presidente Donald Trump, os EUA agirão de acordo com os que possuem.

Bruce disse que a ação também representa uma mensagem para outros países.

“No final das contas, aconteceu o que se esperaria que acontecesse. Eles disseram ‘minha culpa’ e voltaram atrás”, acrescentou.

A crise diplomática entre Colômbia e Estados Unidos foi desencadeada no domingo pela “recusa” do presidente colombiano, Gustavo Petro, em “aceitar dois voos de repatriação que ele havia autorizado”, de acordo com o governo americano.

Trump, então, anunciou a imposição de tarifas de 25% sobre todos os produtos colombianos exportados para os EUA e que elas aumentariam para 50% em uma semana. Também foi anunciada a revogação de vistos americanos para funcionários de alto escalão do governo colombiano e suas famílias.

Além disso, Trump ordenou inspeções reforçadas na alfândega e nos controles de fronteira para “todos” os cidadãos e mercadorias colombianos e a “imposição total” de sanções fiscais, bancárias e financeiras contra a Colômbia, além do anúncio da suspensão da emissão de vistos na seção consular em Bogotá.

Naquele mesmo dia, à noite, a Casa Branca informou que o executivo colombiano havia concordado com os termos de Trump, “incluindo a aceitação irrestrita de todos os estrangeiros ilegais da Colômbia que retornam dos Estados Unidos, incluindo aeronaves militares, sem limitações ou atrasos”.

A nota ressaltava que, segundo esse esse acordo, as tarifas prometidas contra os produtos colombianos e as sanções não seriam assinadas a menos que a Colômbia não honrasse o pacto.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Cardeais se reúnem na Capela Paulina antes do conclave

Os 133 cardeais que buscarão o novo papa no conclave se reuniram...

Internacional

Opositora de Maduro agradece resgate de asilados na Venezuela

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula 07/05/2025 às 10:24 A...

Internacional

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa Pro eligendo pontifice na...

Internacional

Cardeais participam de missa pré-conclave. Veja cronograma do primeiro dia

Os 133 cardeais que integram o Colégio Cardinalício se reuniram nesta quarta-feira...