quinta-feira , 30 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Acusados recorrem contra operação que revelou fraudes no INSS
Economia

Acusados recorrem contra operação que revelou fraudes no INSS



O ex-procurador do INSS Virgílio Antônio Filho e os empresários Maurício Camisotti e Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, recorreram à Justiça Federal em Brasília para tentar anular a investigação da Polícia Federal que apura um esquema de corrupção em descontos indevidos sobre benefícios previdenciários. A informação foi divulgada pelo UOL.

Todos são alvos da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril pela PF. A ofensiva identificou fraudes milionárias envolvendo associações conveniadas ao INSS, que aplicavam mensalidades associativas automaticamente nos contracheques de aposentados e pensionistas. A PF apura se essas entidades eram utilizadas para desviar recursos públicos por meio de contratos fraudulentos, com repasses irregulares e ausência de autorização expressa dos beneficiários.

VEJA TAMBÉM:

Defesa questiona uso de dados do Coaf para investigar fraude

Na ação judicial, a defesa dos três investigados alega que houve ilegalidade no uso de dados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), que embasaram a deflagração da operação. Os advogados se amparam em um entendimento recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo o qual a Polícia Federal não pode requisitar Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) diretamente ao Coaf sem autorização judicial prévia.

Com base nessa decisão, os defensores pedem a nulidade de todas as provas derivadas dos relatórios financeiros, por considerarem que houve violação ao devido processo legal e aos direitos fundamentais dos investigados.

O pedido está sob análise da 15ª Vara Federal de Brasília, que vai decidir se acata ou não o argumento de ilegalidade na origem das provas.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

a chance do Brasil na disputa entre China e EUA

O Brasil, dono da segunda maior reserva de terras raras do planeta,...

Economia

ministro fala em dar aulas grátis

O governo federal planeja mudanças significativas para simplificar e reduzir o custo...

Economia

Haddad critica Castro por suposta falta de ações para sufocar finanças do crime

O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, criticou nesta quarta (29) o governador...

Economia

Falhas de governo são piores que as de mercado, diz Sachsida

O que é pior: as ações falhas do governo ou as falhas...