
Golpistas usam Google para divulgar central falsa do Nubank
O Google mostrou durante meses um número de golpistas para pessoas que pesquisavam pelo telefone do banco Nubank.
Usuários afirmaram que a central falsa fez várias vítimas antes de ser apagada da plataforma na última quarta-feira (4), um dia depois de o Google ser notificado pelo g1.
O número fraudulento aparecia ao pesquisar por “Nubank telefone”. O Google exibia, então, o “Nubank Financeiro”, descrito como um “serviço de atendimento telefônico”.
Ao ligarem para o número informado, clientes poderiam ser induzidos a pedir dinheiro emprestado no banco e enviá-lo para terceiros, no que seria uma medida para manter o valor em uma “conta segura”.
Google exibiu durante meses número de falsa central do Nubank
Reprodução
O g1 conseguiu encontrar o número da central falsa em uma busca pelo navegador Chrome no celular. Em outros dispositivos, o Google destacou somente o telefone verdadeiro.
O “Nubank Financeiro” era um perfil falso que se passava pela central do banco. O Google exibe fichas de empresas nos resultados de sua busca e do Maps a partir de informações inseridas por usuários e de dados disponíveis na internet, por exemplo.
No Maps, a página fraudulenta tinha número de celular e até horário de funcionamento. Ela mostrava ainda um endereço de uma rua famosa na cidade de São Paulo, mas com um número inexistente.
Para fingir ser uma empresa de verdade, os autores do perfil falso chegaram a responder algumas avaliações. “Estamos em busca de melhorar sempre para atender melhor”, escreveram em resposta a um comentário.
A recomendação para evitar esse tipo de golpe é buscar dados de contato no aplicativo do banco ou no verso do cartão. Outra opção é digitar o site do banco no navegador (banco.com.br, por exemplo).
O g1 perguntou ao Google como são feitas as recomendações e o que leva uma empresa a ser banida do Maps, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.
O Nubank confirmou que não tem qualquer relação com o número de celular informado na página “Nubank Financeiro”.
“Trata-se, aparentemente, de uma página cadastrada por terceiros, que pode estar envolvida em tentativas de golpe. Reforçamos que os clientes devem sempre utilizar apenas os canais oficiais do Nubank para contato”, disse o banco, em nota.
LEIA TAMBÉM:
‘Sentimento horrível’, diz brasileira vítima de foto editada de biquíni pelo Grok, IA de Musk
Críticas aos humanos, livre-arbítrio, religião: o que robôs comentam no Moltbook, rede social só para IAs
Pesquisador diz ter encontrado 149 milhões de senhas expostas, incluindo contas de Gmail, Instagram e ‘gov.br’
Perda de R$ 3.400
Nos comentários do perfil da empresa falsa no Google Maps, algumas pessoas avisaram sobre a fraude após terem sido vítimas. Um dos comentários foi feito há cerca de um ano.
“O banco não pede para fazer nenhum PIX ou depósito”, alertou uma pessoa que disse ter perdido R$ 3.400. O g1 não conseguiu entrar em contato com a vítima.
Outro usuário que comentou na página relatou como foi a ligação e disse que escapou do golpe por pouco. Em junho de 2025, o gerente de vendas Giovanni Accorroni telefonou para o número que encontrou no Google para tentar resolver um problema com crédito.
Usuários alertaram sobre fraude que usou nome do Nubank para aparecer na busca do Google
Reprodução
A ligação foi atendida por um homem que parecia ser “educado e confiável” e tentava transmitir credibilidade, contou Giovanni. Foi o falso atendente que deu orientações para o cliente transferir dinheiro para uma conta de terceiros.
“Ele me orientou a transferir todo o limite do meu crédito para a minha conta, e eu cheguei a fazer isso. Mesmo assim, algo me pareceu estranho”, contou.
Enquanto estava na ligação, Giovanni voltou ao Google e percebeu que outras pessoas tinham feito reclamações sobre esse número. “Nesse momento, percebi o risco, disse que não precisava mais do atendimento e desliguei. Eu poderia ter perdido todo o dinheiro”.
Giovanni disse ter se sentido aliviado por ter percebido a tentativa de golpe, mas criticou o Google por exibir o número falso. “Deveriam ter prestado atenção e não ter recomendado”.
Source link

Deixe um comentário