segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Câmara deve votar corte de gastos do governo na próxima semana
Economia

Câmara deve votar corte de gastos do governo na próxima semana



O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta quinta-feira (23/10) que devem ser votadas, na próxima semana, as alternativas do governo à medida provisória (MP) da taxação, que foi derrubada pelos deputados. Motta chegou a chamar a redução de gastos de “pauta da Casa”.

Além das medidas econômicas, o Plenário também deve analisar projetos relacionados à segurança pública e ao Outubro Rosa, segundo Motta. “Votaremos matérias fundamentais para o Brasil. Será uma semana de muito trabalho pelo país”, declarou, de acordo com a Agência Câmara.

Líder do governo, o deputado José Guimarães (PT-CE) declarou que o conjunto de propostas de redução de despesas e o aumento da arrecadação federal terá um “esforço concentrado”.

Segundo Guimarães, a prioridade do governo será aprovar o projeto de corte de gastos antes de discutir mudanças tributárias em setores específicos.

“Tudo tem seu tempo. Nós ainda não resolvemos nem a parte das despesas. Vamos por partes”, afirmou após reunião do Colégio de Líderes.

Entre as matérias previstas, o governo pretende votar a proposta de ajuste fiscal em conjunto com o projeto que torna crime hediondo a adulteração de bebidas (PL 2307/07).

Guimarães argumentou que o corte é necessário para reequilibrar as contas públicas. “É um ralo enorme de quase R$ 600 bilhões e nós precisamos fazer um corte linear disso”, destacou.

Outra frente de ajuste envolve a redução de incentivos tributários. A Comissão de Finanças e Tributação apresentou recentemente o Projeto de Lei Complementar 221/25, de autoria do deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), que prevê uma redução linear de 10% nos benefícios fiscais concedidos pelo governo federal — 5% em 2026 e mais 5% em 2027.

“O texto está pronto, vamos tentar votar terça ou quarta-feira. Isso depende das negociações que estamos fazendo com a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann”, explicou o líder.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Novo Código Civil pode transformar contratos em batalhas judiciais

O projeto do novo Código Civil (PL 4/2025), do senador Rodrigo Pacheco...

Economia

Tom cordial de Trump com Lula não significa fim das tarifas

Após cerca de 45 minutos de conversa entre os presidentes dos Estados...

Economia

CNI vê reunião entre Lula e Trump como “avanço concreto”

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avaliou como positivo o encontro realizado...

Economia

Presidente tenta impedir aposta esportiva

O cenário econômico é marcado por uma forte tensão entre o Palácio...