segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Contas públicas, Correios e projeção do FMI para o Brasil
Economia

Contas públicas, Correios e projeção do FMI para o Brasil



A tensão sobre as contas públicas marca o dia, com o governo e o Congresso em um impasse sobre a regra fiscal, alvo de críticas do TCU. Em paralelo, avança o plano de um socorro bilionário de R$ 20 bilhões para os Correios, que enfrentam a pior crise de sua história e gera reação da oposição. O cenário se completa com a previsão de crescimento mais lento para a economia brasileira, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Contas públicas entram em debate no governo e no Congresso

O controle dos gastos do governo está em foco. O Senado votará se permite novas despesas fora da regra fiscal. O Tribunal de Contas da União (TCU) também criticou a regra atual. O TCU defende uma revisão da norma após as eleições. Enquanto isso, o ministro Fernando Haddad busca aprovar parte de uma MP sobre taxação. Ele focará nos pontos com menos resistência no Congresso.

Governo estuda empréstimo bilionário para socorrer os Correios

Os Correios enfrentam a pior crise em décadas. A estatal acumula prejuízos e um rombo bilionário. Para reverter a situação, o governo confirmou um plano de resgate. Ele busca um empréstimo de R$ 20 bilhões para a empresa. O Tesouro Nacional deve garantir a operação financeira. A proposta, no entanto, já enfrenta reação da oposição no Congresso.

FMI prevê crescimento menor para o Brasil

A economia brasileira deve crescer em ritmo mais lento. A projeção é do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo o órgão, o Brasil crescerá abaixo da média mundial. A previsão vale para os anos de 2025 e 2026.

VEJA TAMBÉM:

Cenário externo pode impactar o comércio brasileiro

O Brasil pode se beneficiar do cenário internacional. O fim da trégua comercial entre EUA e China abre oportunidades. No entanto, a situação também apresenta riscos e armadilhas. Em outra frente, empresários esperam alívio em tarifas de exportação. A expectativa é positiva para uma reunião entre o ministro Mauro Vieira e o Secretário de estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.

VEJA TAMBÉM:

Outras notícias econômicas do dia

O governo interrompeu um programa de bônus do INSS. A medida acelerava a análise de benefícios, mas ficou sem verba. Na Câmara, os deputados aprovaram um piso salarial nacional. Ele será destinado aos professores da educação básica da rede pública de ensino com contratos temporários.

VEJA TAMBÉM:

Este conteúdo foi produzido com auxílio de inteligência artificial, utilizando reportagens da Gazeta do Povo. O material passou por rigoroso processo de revisão e verificação factual para assegurar a precisão e conformidade com nossos padrões jornalísticos. Por se tratar de uma tecnologia experimental, pode haver alguma discrepância de informação. Nos ajude a melhorar: caso encontre algum erro, por favor entre em contato neste email [jonesr@gazetadopovo.com.br].



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Servidores da EPE ampliam paralisação que pode travar planos do governo

Os funcionários da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de...

Economia

Lula diz esperar acordo com os EUA “em poucos dias” após encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda (27)...

Economia

Novo Código Civil pode transformar contratos em batalhas judiciais

O projeto do novo Código Civil (PL 4/2025), do senador Rodrigo Pacheco...

Economia

Tom cordial de Trump com Lula não significa fim das tarifas

Após cerca de 45 minutos de conversa entre os presidentes dos Estados...