
Volkswagen Nivus GTS: veja como acelera a versão esportiva do SUV
O aplicativo de mobilidade Uber anunciou mudanças nos critérios para aceitação de veículos nas categorias Black e Comfort — consideradas premium pela empresa — a partir de janeiro de 2026. Com isso, modelos como Citroën Basalt e Renault Kardian ficaram de fora da nova lista.
Uber Black
Na categoria Black, as alterações envolvem tanto o ano mínimo de fabricação quanto os modelos que não serão mais aceitos. Nas principais capitais do país, por exemplo, o Volkswagen Virtus só será aceito se for fabricado a partir de 2026.
Já modelos como Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City só poderão operar na categoria se forem de 2023 em diante.
Nas cidades de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO), os veículos precisam ter fabricação mínima de 2019.
Em Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA) e Campinas (SP), serão aceitos apenas carros fabricados a partir de 2018.
No Rio de Janeiro (RJ), o limite é ainda mais flexível: veículos de 2017 em diante poderão operar na categoria.
Veja a lista dos modelos excluídos da categoria Black:
Carros excluídos da categoria Black
Para que um carro seja aceito na categoria Black, além do modelo, a Uber estabelece critérios como:
Ar-condicionado;
Quatro portas;
Cores permitidas: preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco.
Além disso, os motoristas precisam ter realizado mais de 100 viagens em outras categorias da plataforma (exceto Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi) e manter uma média de avaliações de usuários igual ou superior a 4,85 pontos.
Segundo a empresa, as mudanças foram definidas com base em pesquisas com usuários e análises do mercado automotivo. “Os veículos da nova lista foram determinados com base em aspectos apontados pelos usuários como importantes na hora de escolher viagens nas categorias Comfort e Black”, informou a Uber em comunicado.
Motorista de aplicativo, app, Uber, 99
Maksim Goncharenok/Pexels
Uber Comfort
A categoria Comfort, que fica logo abaixo da Black, também passará por mudanças. “Teremos alteração tanto no ano mínimo de fabricação quanto nos modelos aceitos”, diz o comunicado.
O único modelo que será excluído da categoria Comfort, independentemente do ano de fabricação, é o sedã Renault Logan. A regra entra em vigor em 6 de janeiro de 2026.
Veja o ano mínimo de fabricação que cada modelo precisa ter para continuar a operar na categoria Comfort:
Mudanças na categoria Comfort
As exigências para os veículos da categoria Comfort incluem:
Ar-condicionado;
Quatro portas.
Já os motoristas precisam ter mais de 100 viagens em outras categorias da plataforma (exceto Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi). A média mínima de avaliações varia conforme a cidade:
4,85 pontos para Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre;
4,80 pontos para as demais cidades do país.
Source link

Deixe um comentário