segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Lula convoca ministros e tenta salvar “MP da Taxação”
Economia

Lula convoca ministros e tenta salvar “MP da Taxação”



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou ministros e líderes do governo nesta quarta-feira (8) para uma reunião no Palácio do Planalto em busca de uma estratégia para salvar a Medida Provisória 1.303/25, que perderá a validade às 23h59.

Integrantes do governo apontam que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estaria articulando a derrubada da proposta em uma tentativa de antecipar as eleições de 2026. Tarcísio nega.

A MP foi editada em junho com o objetivo de elevar tributos para compensar o recuo do decreto de maio sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O governo fez uma série de concessões para conseguir colocar o relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) em votação nesta terça-feira (7).

VEJA TAMBÉM:

A comissão mista aprovou o texto por apenas um voto de diferença: por 13 votos a 12. Inicialmente, a arrecadação era estimada em R$ 35 bilhões, mas caiu para R$ 17 bilhões após as mudanças. O governo considera a medida fundamental para fechar as contas do próximo ano.

Zarattini afirmou que o descumprimento do acordo tem a influência do governador de São Paulo e apontou que os presidentes do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e do União Brasil, Antonio Rueda, também trabalham contra o governo.

“O governador Tarcísio de Freitas, em vez de governar o Estado de São Paulo, está usando o seu tempo para ficar pressionando deputados. Ele, o Ciro Nogueira e o Rueda, que são os presidentes do PP e do União Brasil, em vez de trabalhar para permitir que o governo funcione, estão fazendo política”, disse o relator em entrevista à GloboNews.

“O governo não está fazendo política para si, está fazendo política para o Brasil… Então, precisamos que parem de atrapalhar e permitam que seus parlamentares cumpram os acordos feitos”, acrescentou.

Tarcísio negou qualquer articulação nos bastidores contra a MP. “Estou muito focado nos problemas aqui de SP”, disse o governador à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), apontou que a bancada do agro, PP, União Brasil e Republicanos concordaram com as concessões e, agora, estão “rompendo o acordo”.

Para que o texto seja aprovado na Câmara, são necessários 257 votos. “Estamos tendo um problema na contagem de votos, porque o governador de São Paulo está entrando diretamente nas negociações no Parlamento”, disse Lindbergh à GloboNews, destacando que eles estão antecipando a disputa de 2026.

O PP e o União formaram uma federação e exigiram o desembarque de seus filiados do governo. No entanto, os ministros dos Esportes, André Fufuca (PP), e do Turismo, Celso Sabino (União), se recusam a deixar os cargos.

Zarattini afirmou que Lula poderá decidir sobre o aumento dos impostos por decreto, caso o Congresso deixe a MP caducar. “Há várias coisas que podem ser feitas por decreto, há definições de alíquotas de imposto que não precisam de lei, como IPI, IOF e outros. Têm portarias, tem uma série de coisas que podem ser adotadas”, disse.

Participaram da reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda); Rui Costa (Casa Civil); Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais). A reunião também contou com os líderes do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA); na Câmara, José Guimarães (PT-CE); e no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP).



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Novo Código Civil pode transformar contratos em batalhas judiciais

O projeto do novo Código Civil (PL 4/2025), do senador Rodrigo Pacheco...

Economia

Tom cordial de Trump com Lula não significa fim das tarifas

Após cerca de 45 minutos de conversa entre os presidentes dos Estados...

Economia

CNI vê reunião entre Lula e Trump como “avanço concreto”

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avaliou como positivo o encontro realizado...

Economia

Presidente tenta impedir aposta esportiva

O cenário econômico é marcado por uma forte tensão entre o Palácio...