segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Alckmin acredita que Brasil avançou na redução de taxas de Trump
Economia

Alckmin acredita que Brasil avançou na redução de taxas de Trump


O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou neste sábado (4), em Brasília, que o país conseguiu reduzir taxas de importação junto ao governo dos EUA. Segundo ele, alguns produtos, como a madeira serrada, chegaram ao patamar de 10% após as conversas.

“Depois da conversa do presidente Lula com o presidente Trump, nesta semana, na segunda-feira (29), alguns produtos, como madeira macia e serrada, (…) passaram para 10%. (…) Então, quando se fala em armário, móvel, a taxa é de 25% para o Brasil e para o mundo todo, o que não implica perda de competitividade“, exemplificou em entrevista à Agência Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Alckmin visita concessionária

Principal articulador do governo junto aos EUA, Alckmin tem dito que acredita que o Brasil possui “argumentos sólidos” para reverter a taxação. “Acho que teremos novos passos e temos bons argumentos, porque o Brasil não é um problema para os EUA. Os EUA têm superávit na balança comercial com o Brasil. Estamos otimistas. Vamos aguardar os próximos dias para avançar mais”, declarou na última semana.

Apesar dos avanços citados pelo vice-presidente, reportagem da Gazeta do Povo mostrou que o risco de retrocesso permanece alto e que o caminho para a normalização comercial é longo e incerto. Para que o Brasil colha benefícios concretos, é fundamental aproveitar o espaço de negociação com uma postura firme e planejamento técnico.

Alckmin esteve em uma concessionária em Brasília e demonstrou apoio à redução no custo para a confecção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a retirada da exigência de autoescola. “A proposta reduz custos e desburocratiza”, defendeu.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Servidores da EPE ampliam paralisação que pode travar planos do governo

Os funcionários da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de...

Economia

Lula diz esperar acordo com os EUA “em poucos dias” após encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda (27)...

Economia

Novo Código Civil pode transformar contratos em batalhas judiciais

O projeto do novo Código Civil (PL 4/2025), do senador Rodrigo Pacheco...

Economia

Tom cordial de Trump com Lula não significa fim das tarifas

Após cerca de 45 minutos de conversa entre os presidentes dos Estados...