segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia PUC-RS cancela peça de Peninha após comemoração sobre Kirk
Economia

PUC-RS cancela peça de Peninha após comemoração sobre Kirk



A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) cancelou a apresentação do jornalista e escritor Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, após a repercussão negativa de suas declarações sobre a morte do ativista norte-americano Charlie Kirk.

O espetáculo “Brasil: Pecado Capital”, que estava marcado para 14 de setembro no Salão de Atos Ir. Norberto Rauch, em Porto Alegre, narraria a história das três capitais brasileiras — Salvador, Rio de Janeiro e Brasília — discutindo como a construção do poder nacional sempre esteve ligada a esquemas, desvios e superfaturamentos.

A decisão foi tomada após a viralização de um vídeo nas redes sociais, no qual Peninha afirmou que é “terrível um ativista ser morto por suas ideias, exceto quando é Charlie Kirk” e, em tom de deboche, comentou ainda que a morte teria sido “boa para suas filhas”. A comemoração do assassinato gerou fortes reações.

Em nota oficial, a PUCRS destacou que a atividade não fazia parte da programação institucional da universidade e que seria promovida por terceiros em espaço destinado à locação para eventos. A instituição afirmou que o contrato de aluguel foi rescindido e acrescentou: “A PUCRS repudia qualquer manifestação contrária à vida e à dignidade humana. Tal postura não condiz com nossa cultura nem com nossos valores institucionais”.

Peninha sugere ataque à casa de Elon Musk

O vereador de Porto Alegre Ramiro Rosário acusou Bueno de discurso de ódio, acionou o consulado dos Estados Unidos e afirmou que o episódio poderia ter desdobramentos diplomáticos. Após a confirmação do cancelamento, Rosário escreveu no X, que o cancelamento do contrato pela PUCRS foi uma resposta necessária diante da gravidade das falas.

O parlamentar chegou a mencionar a filha de Bueno, que mora nos EUA, e disse ter alertado o consulado sobre “ameaça à segurança de brasileiros e americanos com essas declarações”. O deputado estadual Felipe Camozzato também se somou às denúncias.

Na primeira postagem, Peninha afirmou que sua filha mora em Austin, Texas, perto de uma de suas casas, e insinuou que um ataque poderia ocorrer. ‘Minha filha está morando no Texas. Você acredita que minha filha está em Austin e mora perto de uma das casas de Elon Musk? Não sei o que ela vai fazer lá. Se algum ataque acontecer… [risos].

Influenciadores marcaram o bilionário sula-africano na rede alertando para a possibilidade. ’O influenciador Leonardo Rischel publicou no X: “Olá, @elonmusk, isso é extremamente sério e diz respeito diretamente à sua segurança pessoal. Espero que se trate de uma falsa ameaça — mas não temos certeza.”

O vídeo de Peninha foi derrubado pelas redes sociais após a viralização. O historiador chegou a fazer uma segunda postagem ironizando a derrubada dizendo que “estamos em uma ditadura” e reafirmando que a direita “pode” exisitir, mas não a extrema direita e “pessoas desprezíveis” com Kirk.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Eletronuclear pede R$ 1,4 bi ao governo sob risco de colapso nas usinas de Angra

A Eletronuclear, estatal responsável pelas usinas de Angra 1 e 2, pediu...

Economia

Servidores da EPE ampliam paralisação que pode travar planos do governo

Os funcionários da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de...

Economia

Lula diz esperar acordo com os EUA “em poucos dias” após encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda (27)...

Economia

Novo Código Civil pode transformar contratos em batalhas judiciais

O projeto do novo Código Civil (PL 4/2025), do senador Rodrigo Pacheco...