quinta-feira , 5 fevereiro 2026
| Cidade Manchete
Lar Economia Famílias brasileiras gastam 28% da renda mensal com dívidas
Economia

Famílias brasileiras gastam 28% da renda mensal com dívidas



Atualmente, as famílias brasileiras gastam 27,8% de sua renda mensal com o pagamento de amortizações de dívidas e juros. De acordo com dados do Banco Central, desse total, 9,86% são destinados ao pagamento de juros.

O percentual da renda destinado ao pagamento de dívidas no Brasil é praticamente o triplo da média de 17 países desenvolvidos, conforme dados do Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Nos Estados Unidos, cerca de 8% dos rendimentos familiares são destinados ao pagamento de dívidas, enquanto no Japão o percentual médio é de 7,8%.

Juros altos pesam no pagamento das dívidas

Além disso, no Brasil, do percentual total (27,8%), apenas 2,13 pontos percentuais são de dívidas a juros baixos, como aqueles para a compra de imóveis, por exemplo. O restante, 25,67% são dívidas contratadas a juros mais altos, como os do crédito consignado e cartão de crédito.

Os dados do Banco Central ainda demonstram que o peso do pagamento de juros sobre o orçamento familiar teve um pico em 2023, com redução em 2024, e novo aumento neste ano, conforme expansão da concessão de crédito.

Neste ano, com a taxa de juros acima dos 14%, o governo aprovou o programa para conceder crédito consignado privado a trabalhadores com carteira assinada (CLT).

Consignado privado tem juros mais altos que para aposentados e servidores públicos

Conforme mostrado pela Gazeta do Povo, o programa Crédito do Trabalhador poderia trazer, entre outras, a armadilha do endividamento das famílias a juros não tão baixos.

Segundo balanço do consignado privado divulgado pelo Ministério do Trabalho em 25 de julho, o programa já havia emprestado praticamente R$ 21 bilhões desde sua criação, em 21 de março. Os empréstimos foram feitos para mais de 4 milhões de trabalhadores.

Os juros, cuja média foi de 3,79% ao mês até julho, ainda são mais elevados do que os do consignado para aposentados (1,83% ao mês) e servidores públicos (1,84% ao mês) registrados no mesmo período.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

PF abre inquérito para apurar relações entre Fictor e Banco Master

A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar as relações entre o...

Economia

Dono do Master se reuniu com presidente do BC e diretores 17 vezes em 2025

O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do liquidado Banco Master, esteve 17 vezes...

Economia

CPMI do INSS adia depoimento de Vorcaro

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta...

Economia

Congresso aprova gratificação de até 100% a servidores do Legislativo

A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram nesta terça-feira (3) dois...