terça-feira , 28 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Corrida pré-tarifaço gera recorde no porto de Santos
Economia

Corrida pré-tarifaço gera recorde no porto de Santos


A entrada em vigor da nova tarifa dos Estados Unidos sobre um rol de produtos brasileiros, nesta quarta-feira (6), gerou uma antecipação nas exportações e contribuiu para recordes de movimentação de cargas. Em julho, o porto de Santos — o maior da América Latina — registrou uma marca histórica: mais de 17 milhões de toneladas movimentadas no mês.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o tarifaço em 9 de julho, com alíquotas de até 50%. Diante das incertezas — e ainda sem conhecimento das isenções para 694 produtos — exportadores correram para fugir da sobretaxa. Em 30 de julho, com a confirmação de que as cargas enviadas até a vigência ou já em trajeto ficariam isentas, houve uma corrida final para se enquadrar na alíquota básica de 10% definida pelo presidente norte-americano em abril.

Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), órgão que administra o maior porto do país, o aumento na movimentação envolveu principalmente grãos, contêineres e cargas industriais, com destino aos Estados Unidos e à Europa. Os embarques de granéis sólidos, como grãos, cresceram 10% em comparação a julho de 2024, totalizando 900 mil toneladas.

A carga em contêineres subiu 4%, com 200 mil toneladas. A carga solta avançou 9%, somando 85 mil toneladas. A APS projeta alta de 10% nos granéis líquidos — como combustíveis e solventes — e aguarda a consolidação dos dados finais.

Embora os números sejam preliminares, o presidente da APS, Anderson Pomini, destacou o volume inédito. “É um recorde absoluto que atesta a resiliência e a eficiência do Porto de Santos. Mesmo com crises externas e fechamento do canal devido a condições climáticas, houve crescimento sem gerar qualquer ocorrência nas vias de acesso ao longo de todo o mês de julho”, afirmou.

Embarques de granéis sólidos no Porto de Santos sobem 10% em julho e alcançam 900 mil toneladas, na comparação com 2024.Embarques de granéis sólidos no porto de Santos sobem 10% em julho e alcançam 900 mil toneladas, na comparação com 2024. (Foto: Pedro Cavalcante/Porto de Santos)

Santos é a principal porta de saída para os EUA

No primeiro semestre de 2024, o porto de Santos foi responsável pela saída de 33,6% dos produtos brasileiros para os Estados Unidos, de acordo com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil). E segundo a APS, os EUA são o segundo principal destino das mercadorias embarcadas em Santos (22%), atrás da China (47%).

Esse é um movimento que acompanha a própria economia paulista, principal exportadora para o país norte-americano. Entre janeiro e junho, São Paulo respondeu por 31,9% das exportações do Brasil para os EUA, em um total de US$ 6,4 bilhões. Entre os principais produtos estiveram as aeronaves da Embraer e os sucos de frutas, que ficaram isentos da sobretaxa de 50%.

Segundo estudo da FGV Ibre, apenas 11,9% dos produtos paulistas estão na lista de isenções, mantendo a economia local, principal a indústria, exposta ao tarifaço. Entretanto, a instituição não vê riscos graves para o setor produtivo do estado. “A maior resiliência econômica e institucional da região contribui para manter o risco
socioeconômico em patamar baixo a médio”, diz o estudo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Câmara aprova urgência para votar aumento do judiciário

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o Projeto de Lei...

Economia

Governo desiste de “jabuti” para apresentar medidas contra rombo

Uma semana após o anúncio de que iria reenviar ao Congresso algumas...

Economia

Haddad quer acabar com incentivos para painéis solares

Quem apostou na compra de painéis solares para gerar sua própria energia...

Economia

Gmail tem 183 milhões de senhas expostas; saiba se a sua foi afetada

Um novo megavazamento de dados expôs cerca de 183 milhões de endereços...