sexta-feira , 19 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia se ele cobrar 50 de nós, vamos cobrar 50 deles
Economia

se ele cobrar 50 de nós, vamos cobrar 50 deles



Em entrevista concedida nesta quinta-feira (10) à Record, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou o tarifaço anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, contra o Brasil. Em tom de enfrentamento, o petista declarou que “se ele cobrar 50[%] de nós, vamos cobrar 50[%] deles”, comentando sobre a guerra comercial.

Lula afirmou que a relação entre Brasil e Estados Unidos segue amistosa há 201 anos. Disse ainda que o Brasil é uma nação pacífica, que “não entra em conflito com outros países”. No entanto, adotou um tom crítico ao comentar a postura de Trump.

Segundo ele, “se o que o Trump fez no Capitólio ele tivesse feito aqui no Brasil, ele estaria sendo processado como o Bolsonaro e arriscado a ser preso”. A fala faz referência à invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Na ocasião, apoiadores de Trump protestaram contra o resultado das eleições americanas, que consideravam fraudadas.

Lula também rebateu críticas sobre violações de direitos humanos praticadas por autoridades brasileiras, especialmente no STF. Ele afirmou que o Brasil é soberano e que “quem quiser fazer negócio no Brasil deve respeitar as leis brasileiras”.

De acordo com o petista, “os EUA devem respeitar a soberania e a justiça brasileira, assim como eu respeito a justiça americana”. A fala surge como resposta a denúncias feitas por congressistas republicanos sobre censura a cidadãos brasileiros, inclusive no exterior.

Lula também negou interferência no Judiciário. Disse que o STF atua de forma independente e que seu governo respeita essa autonomia.

Ao tratar da balança comercial entre os dois países, Lula afirmou que os EUA saem mais beneficiados do que o Brasil. Para ele, Trump utiliza medidas protecionistas não apenas contra o Brasil, mas contra o mundo inteiro.

O petista ainda atribuiu a culpa pelo tarifaço ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Segundo Lula, foi a influência do deputado licenciado sobre Donald Trump que convenceu o presidente americano a taxar o Brasil.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Fux libera contas de beneficiários de programas sociais em bets

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu nesta sexta-feira...

Economia

Versão final do orçamento é aprovada com R$ 50 bi para emendas

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta sexta-feira...

Economia

Véspera de Natal é feriado ou ponto facultativo? E de Ano-Novo?

A aproximação das festas de fim de ano costuma gerar dúvidas entre...

Economia

Carro voador da Embraer faz 1º teste no interior de São Paulo

Um protótipo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, popularmente...