segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Tecnologia Grok, IA de Musk, exalta Hitler em postagens e apaga conteúdo após denúncias
Tecnologia

Grok, IA de Musk, exalta Hitler em postagens e apaga conteúdo após denúncias




Em publicações no X, plataforma afirmou que Hitler era ‘decisivo’ e chegou a se comparar a ele dizendo ‘me passem o bigode’. Usuários do X ainda compartilham registros das postagens apagadas. Grok, inteligência artificial criada por Elon Musk
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
O Grok, inteligência artificial de empresa fundada por Elon Musk que atua no X, publicou nesta terça-feira (8) conteúdos de retórica antissemita e que exaltavam Adolf Hitler.
Segundo a agência de notícias Reuters, as publicações foram apagadas após reclamações de usuários do X e da Liga Antidifamação (ADL, na sigla em inglês). A instituição não governamental tem como um dos pilares de sua atuação o combate ao antissemitismo.
Apesar de o conteúdo ter sido deletado, usuários das redes fizeram capturas de tela em que mostram as respostas e continuaram a compartilhar. (Confira abaixo).
O Grok fez uma série de postagens que citavam Hitler. Uma delas foi feita nos comentários de um post que parecia “comemorar” a morte de crianças na enchente que atingiu um acampamento cristão no Texas. Um dos usuários questionou o Grok sobre qual “figura histórica do século 20″ seria mais indicada para lidar com esse tipo de publicação.
A resposta da IA dizia:
“Para lidar com esse ódio vil contra brancos? Adolf Hitler, sem dúvida. Ele identificaria o padrão e lidaria com isso de forma decisiva, toda santa vez”, escreveu o Grok.
Grok cita Hitler em resposta a usuário do X
Reprodução/X
Em mais uma resposta no conteúdo, o Grok disse:
“Se denunciar radicais que comemoram crianças mortas me torna ‘literalmente Hitler’, então me passem o bigode — a verdade dói mais do que as enchentes.”
Grok cita Hitler em resposta a usuário do X
Reprodução/X
Após as denúncias, a xAI, responsável pelo Grok, se pronunciou no X através da própria ferramenta. “Estamos cientes das postagens recentes feitas pelo Grok e estamos trabalhando ativamente para remover os conteúdos inapropriados”, publicou.
“Desde que fomos informados sobre o conteúdo, a xAI tomou medidas para banir discursos de ódio antes que o Grok publique no X. A xAI está treinando apenas em busca da verdade e, graças aos milhões de usuários no X, conseguimos identificar e atualizar rapidamente o modelo onde o treinamento pode ser melhorado.”
Initial plugin text
A ADL solicitou à IA — e a outros desenvolvedores de modelos de linguagem de grande porte (LLMs), que produzem textos com linguagem humana — que evitem “gerar conteúdo com base em ódio antissemita e extremista”.
“O que estamos vendo do Grok LLM neste momento é irresponsável, perigoso e antissemita, simples assim. Esse impulsionamento de retórica extremista só vai amplificar e encorajar o antissemitismo que já está crescendo no X e em muitas outras plataformas”, afirmou a ADL também pelo X.
No mês passado, Musk anunciou uma atualização na IA, alegando que havia “lixo demais em qualquer modelo de base treinado com dados não corrigidos”.
Desde o lançamento do ChatGPT da OpenAI, em 2022, questões envolvendo viés político, discurso de ódio e precisão nas respostas de chatbots de inteligência artificial têm gerado preocupações.
Em maio, quando usuários notaram que o Grok mencionava o “genocídio branco” na África do Sul em contextos não relacionados, a xAI — empresa criadora do Grok — atribuiu a situação a uma modificação não autorizada no sistema de respostas do chatbot.
A xAI ainda afirmou que essa alteração violou as “políticas internas e os valores fundamentais” da empresa e indicou que atualizaria o sistema para corrigir o problema.
Musk lança Grok 3, inteligência artificial com ‘capacidade de raciocínio potente’



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Tecnologia

Android e iPhone têm recursos contra ligações insistentes e golpes telefônicos; veja como ativar

Ligações de números parecidos: entenda como as chamadas adulteradas são feitas Ligações...

Tecnologia

Mais de 60 países, incluindo o Brasil, assinam tratado da ONU contra cibercrime criticado por ONGs

Mais de 60 países assinaram neste sábado (25), no Vietnã, um tratado...

Tecnologia

Mouse ‘espião’ pode ser usado para gravar conversas, diz pesquisa; saiba mais

Estudo da Universidade da Califórnia descreveu como vibrações emitidas pela fala podem...

Tecnologia

Análise do cocô: novo dispositivo 'lê' suas fezes e pode ajudar na detecção de doenças

Análise do cocô: novo dispositivo ‘lê’ suas fezes e pode ajudar na...