terça-feira , 28 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Lula assume Mercosul com crítica velada a Trump por “guerras comerciais”
Economia

Lula assume Mercosul com crítica velada a Trump por “guerras comerciais”



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu nesta quinta (3) a presidência temporária do Mercosul pelos próximos seis meses, após receber o cargo ocupado pelo líder argentino Javier Milei. Ambos são opositores e chegaram a trocar farpas no passado, mas se cumprimentaram com sorrisos e um caloroso aperto de mão ao chegarem ao Palácio San Martin, em Buenos Aires, onde ocorre a cúpula do bloco comercial.

Lula assumiu o comando do Mercosul com uma crítica velada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por promover “guerras comerciais” no mundo. Para ele, o bloco sul-americano é um “refúgio” para o mundo se sentir seguro.

“Quando o mundo se mostra instável e ameaçador, é natural buscar refúgio onde nos sentimos seguros. Para o Brasil, o Mercosul é esse lugar. […] Nossa tarifa externa comum nos blinda contra guerras comerciais alheias”, disse.

Lula ressaltou que as três décadas de existência do Mercosul criaram “bases sólidas” que levaram à criação de uma área de livre comércio baseada em “regras claras e equilibradas”. Isso, na sua visão, gerou uma “robustez institucional” que mostra ao mundo os países como “parceiros confiáveis”.

A fala foi semelhante à adotada em discursos que faz sobre o Brics, em que coloca o chamado Sul Global como um contraponto ao que seria uma política unilateral adotada pelos Estados Unidos. O que, ainda emendou Lula, pode levar o Mercosul a também se colocar em uma posição multilateral durante sua presidência temporária.

“Enfrentaremos o desafio de resguardar nosso espaço de autonomia em um contexto cada vez mais polarizado. A presidência brasileira representará uma oportunidade para refletir sobre o lugar que almejamos ocupar no novo tabuleiro global”, pontuou.

Mais informações em instantes.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Câmara aprova urgência para votar aumento do judiciário

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o Projeto de Lei...

Economia

Governo desiste de “jabuti” para apresentar medidas contra rombo

Uma semana após o anúncio de que iria reenviar ao Congresso algumas...

Economia

Haddad quer acabar com incentivos para painéis solares

Quem apostou na compra de painéis solares para gerar sua própria energia...

Economia

Gmail tem 183 milhões de senhas expostas; saiba se a sua foi afetada

Um novo megavazamento de dados expôs cerca de 183 milhões de endereços...