terça-feira , 28 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Doria chama Motta de “herói do Brasil” por pautar derrubada do aumento do IOF
Economia

Doria chama Motta de “herói do Brasil” por pautar derrubada do aumento do IOF


O empresário e ex-governador do estado de São Paulo, João Doria, chamou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de “herói do Brasil” por ter pautado a derrubada do aumento do IOF na semana passada, que acabou passando nas duas casas do Congresso com larga margem de votos inclusive de partidos da base aliada.

O elogio foi feito durante um jantar nesta segunda (30) na casa de Doria em São Paulo com a presença de políticos e empresários. Motta foi o principal convidado e, diz Doria, não se curvou a atender às demandas do Executivo, como se poderia esperar.

“Quem tem atitudes corajosas como essa em meio a um Congresso com múltiplas faces, precisa ter coragem, decisão, discernimento e liderança. Esses são os fatores que me fizeram colocar e apresentar o Hugo Motta como um herói do Brasil neste momento, porque seria muito para o presidente da Câmara dizer ‘sim’ simplesmente e atender todas as demandas do Poder Executivo”, disse Doria em entrevista à GloboNews nesta terça (1º).

VEJA TAMBÉM:

Entre os políticos presentes no jantar estavam o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab – que já fez duras críticas ao ministro Fernando Haddad, da Fazenda, embora o partido tenha ministérios no governo Lula –, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP), e o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

O jantar, afirma o empresário, já estava marcado desde antes da votação, e foi apenas uma coincidência ter ocorrido após a derrota do governo.

Doria ainda ressaltou que ouviu de Motta o recado de que o recurso do governo ao Supremo Tribunal Federal (STF) para retomar o aumento do IOF não seria a melhor opção. Para o empresário, o deputado “tem razão nesse sentido”, por “aumentar o distanciamento entre o Legislativo e o Executivo”.

“A meu ver não é bom para o Executivo estabelecer esse enfrentamento com o Legislativo, lembrando que não é apenas a Câmara. É também o Senado e também uma parte considerável da opinião pública brasileira”, completou.

O empresário pontua, ainda, que o recurso do governo ao STF é mais um capítulo da polarização criada pelo presidente Lula, que não busca a pacificação do país. Para ele, o petista “perdeu a oportunidade” de unir o Brasil após ter sido eleito e empossado democraticamente.

João Doria seguiu na crítica a Lula por, além de não governar para todo o país, ainda olhar para o passado de seus primeiros mandatos, sem olhar para o presente e planejar o futuro.

Um pouco mais cedo, o advogado-geral da União, Jorge Messias, confirmou que o governo entrará na Justiça para retomar os efeitos do decreto que aumenta o IOF, mas com a alegação da prerrogativa constitucional do presidente em majorar o tributo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Câmara aprova urgência para votar aumento do judiciário

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o Projeto de Lei...

Economia

Governo desiste de “jabuti” para apresentar medidas contra rombo

Uma semana após o anúncio de que iria reenviar ao Congresso algumas...

Economia

Haddad quer acabar com incentivos para painéis solares

Quem apostou na compra de painéis solares para gerar sua própria energia...

Economia

Gmail tem 183 milhões de senhas expostas; saiba se a sua foi afetada

Um novo megavazamento de dados expôs cerca de 183 milhões de endereços...