terça-feira , 28 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Anac cassa certificado da Voepass após falhas em segurança
Economia

Anac cassa certificado da Voepass após falhas em segurança


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cassou o Certificado de Operador Aéreo (COA) da Voepass após constatar falhas persistentes no sistema de segurança e manutenção da companhia. A decisão é definitiva, sem possibilidade de recurso, e inclui multa de R$ 570,4 mil.

A medida ocorre após um longo processo de fiscalização iniciado em agosto de 2024 após o acidente aéreo em Vinhedo (SP) que vitimou 62 pessoas. Em março de 2025, a Anac suspendeu cautelarmente todas as operações da Voepass, dando início à chamada “operação assistida” — uma espécie de acompanhamento intensivo do funcionamento da empresa.

“No curso da operação assistida, a Anac verificou falhas na execução de itens de inspeção obrigatória de manutenção, que não foram detectadas nem corrigidas pelos controles internos da empresa — um indício de que o sistema de supervisão da companhia havia se degradado, comprometendo sua capacidade de atuar preventivamente”, afirmou a Anac em nota.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a agência reguladora, a Voepass não realizou corretamente inspeções obrigatórias e críticas de manutenção em diversas aeronaves e que, apesar de ter inicialmente corrigido os problemas apontados, novas falhas semelhantes voltaram a ocorrer.

“O que a Anac identificou, no caso da Voepass, foi a perda de confiabilidade dos mecanismos internos de detecção e correção de problemas, além da caracterização de um desvio dos procedimentos de manutenção estabelecidos para a empresa”, disse a agência.

Ainda de acordo com a Anac, a Voepass apresentou desvios nos procedimentos estabelecidos, deixando de oferecer garantias mínimas de que eventuais falhas seriam detectadas e tratadas antes de colocarem passageiros e tripulações em risco.

A Anac destacou que falhas pontuais são aceitáveis em operações aéreas, desde que existam sistemas confiáveis para detectá-las e corrigi-las antes de se tornarem ameaças à segurança. No entanto, no caso da Voepass, a reincidência dos problemas e a incapacidade de manter padrões mínimos de vigilância operacional indicaram que os riscos se tornaram inaceitáveis.

A Voepass não se pronunciou sobre a cassação do certificado.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Câmara aprova urgência para votar aumento do judiciário

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o Projeto de Lei...

Economia

Governo desiste de “jabuti” para apresentar medidas contra rombo

Uma semana após o anúncio de que iria reenviar ao Congresso algumas...

Economia

Haddad quer acabar com incentivos para painéis solares

Quem apostou na compra de painéis solares para gerar sua própria energia...

Economia

Gmail tem 183 milhões de senhas expostas; saiba se a sua foi afetada

Um novo megavazamento de dados expôs cerca de 183 milhões de endereços...