segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia INSS começa a devolver descontos indevidos nesta segunda-feira
Economia

INSS começa a devolver descontos indevidos nesta segunda-feira



A partir desta segunda-feira (26), aposentados e pensionistas do INSS começam a receber a devolução de descontos indevidos na folha de pagamento de abril, que apareceram nos extratos como “mensalidade associativa”.  

Os valores referentes a abril somam um total de R$ 292 milhões. O reembolso daquele mês será feito diretamente junto com o pagamento dos benefícios, sem que o beneficiário precise tomar qualquer providência.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, também fez um alerta: “Se alguém bater na sua porta agora é golpe”. Ninguém do INSS tem autorização para buscar os beneficiários. A orientação é fazer consultas e solicitações pelos canais oficiais, como o aplicativo ou site Meu INSS e a Central 135.

O INSS reforça também que não envia mensagens por e-mail, SMS ou WhatsApp, nem realiza ligações com a solicitação de dados ou oferecendo serviços. Qualquer tentativa de contato fora dos canais oficiais deve ser vista como tentativa de golpe.

Calendário de devolução de descontos indevidos do INSS

A devolução dos descontos indevidos do INSS de abril será feita conforme a tabela oficial de pagamentos, entre os dias 26 de maio e 6 de junho, considerando o valor do benefício (igual ou maior que um salário-mínimo) e o último número do benefício (NB), sem o dígito verificador.

Até um salário-mínimo

Final 1    26 de maio
Final 2    27 de maio
Final 3    28 de maio
Final 4    29 de maio
Final 5    30 de maio
Final 6    2 de junho
Final 7    3 de junho
Final 8    4 de junho
Final 9    5 de junho
Final 0    6 de junho

Acima de um salário-mínimo

Final 1 e 6    2 de junho
Final 2 e 7    3 de junho
Final 3 e 8    4 de junho
Final 4 e 9     5 de junho
Final 5 e 0     6 de junho

Atendimento presencial nos Correios

Além da devolução referente ao mês de abril, quem ainda não localizou os descontos indevidos de outros meses ou não conseguiu fazer o pedido de devolução pelo aplicativo Meu INSS ou pelo 135, poderá fazer a consulta em atendimento presencial em 4.730 agências dos Correios, a partir de 30 de maio.

O foco é atender a segurados que têm dificuldades com os canais digitais para solicitar devoluções. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, anunciou a parceria entre o INSS e os Correios na última quinta-feira (22).

“Esse atendimento, olho no olho, será feito aos mais vulneráveis, que têm dificuldade de acesso à tecnologia”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

O presidente do INSS explicou que basta levar um documento de identificação com foto para ser atendido. Em casos em que o beneficiário não possa comparecer, um representante legal poderá ir em seu lugar com procuração autenticada em cartório.

A ideia é apoiar o segurado em consultar se houve desconto indevido, e poder consultar. Além disso, o atendimento busca oferecer à população a oportunidade acompanhar o resultado da contestação e obter a impressão do protocolo de orientações.

Como consultar descontos indevidos do INSS

Para pedir a devolução de descontos indevidos, o beneficiário deve informar ao INSS, por meio do Meu INSS ou da Central 135, que não autorizou o desconto de mensalidades associativas. Não é necessário enviar documentos que comprovem o desconto.

Após o procedimento, o INSS solicita à entidade associativa a comprovação da autorização. Se não houver comprovante, os valores devem retornar à Previdência para repasse ao beneficiário.

Mais de 2 milhões de beneficiários já acessaram os canais do INSS e afirmaram não ter autorizado os descontos e solicitaram o reembolso.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Eletronuclear pede R$ 1,4 bi ao governo sob risco de colapso nas usinas de Angra

A Eletronuclear, estatal responsável pelas usinas de Angra 1 e 2, pediu...

Economia

Servidores da EPE ampliam paralisação que pode travar planos do governo

Os funcionários da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de...

Economia

Lula diz esperar acordo com os EUA “em poucos dias” após encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda (27)...

Economia

Novo Código Civil pode transformar contratos em batalhas judiciais

O projeto do novo Código Civil (PL 4/2025), do senador Rodrigo Pacheco...