quinta-feira , 22 maio 2025
| Cidade Manchete
Lar Esportes CBF e Gilmar Mendes jogam contra ética em nosso futebol – 22/05/2025 – Marcos Augusto Gonçalves
Esportes

CBF e Gilmar Mendes jogam contra ética em nosso futebol – 22/05/2025 – Marcos Augusto Gonçalves


Algumas hipóteses podem ser aventadas em busca de explicações para a continuada crise da seleção de futebol brasileira, agora em momento marcante, com a contratação de um treinador europeu consagrado para disputar a Copa do Mundo.

Seria possível, por exemplo, mencionar as novas realidades que se precipitaram no Brasil e no mundo nas últimas décadas, levantar os efeitos da consolidação da Europa como eixo da geopolítica da bola, discutir as defasagens táticas, profissionais e financeiras decorrentes dessa situação e apontar para o encerramento de um ciclo histórico que projetou o futebol-arte como símbolo vitorioso da identidade nacional.

Essas transformações não representam uma condenação irreversível do ponto de vista da disputa esportiva. O Brasil poderá ganhar Copas e até manter-se como o maior vencedor por certo tempo. É fato, porém, que triunfos inéditos de países como a Espanha e a França nos dizem alguma coisa sobre o que vem se passando.

Nesse cenário adverso, seria de se esperar que os responsáveis pelo futebol brasileiro tratassem de aprimorar sua organização e gestão –ou pelo menos de enfrentar as facetas mais evidentemente atrasadas da modalidade entre nós.

Questões elementares, como o calendário e a qualidade dos gramados, permanecem sem solução, ante a inépcia da CBF e da grande maioria dos dirigentes de federações e clubes, estes incapazes até mesmo de formar uma liga nacional.

A entidade máxima do futebol brasileiro tem patrocinado nos últimos anos, no deplorável ciclo Ednaldo Rodrigues, casos assustadores de gangsterismo e comportamento mafioso. É verdade que a instituição nunca foi referência em nada de edificante. É conhecida sua crônica de atividades escusas, enriquecimento vertiginoso de dirigentes, incúria e falta de profissionalismo.

O que ora se presencia, porém, com a ascensão de Samir Xaud a candidato único para presidir a instituição (graças a um regulamento eleitoral abjeto), excede todos os limites do bom senso.

É digno de nota e de preocupação —não esqueçamos— que o nome de Gilmar Mendes, magistrado do STF, tenha se associado aos descaminhos da entidade. Como se sabe, o IDP, empresa voltada para a educação da qual o referido ministro é sócio-fundador, firmou um acordo milionário para administrar e fornecer cursos à “CBF Academy”, braço pedagógico, digamos assim, da organização.

O contrato foi assinado na gestão de Ednaldo, ora afastado, depois de idas e vindas, uma das quais propiciada por uma liminar de Gilmar. Que o ministro não se sinta impedido de interceder é apenas mais um componente do escândalo de promiscuidades do tribunal.

Parece até aquele país fictício, mencionado por Conrado Hübner Mendes em uma recente coluna, no qual um juiz decano da corte suprema é também empresário. “Empresário do agro, empresário da educação, promoter e host de encontros multissetoriais da riqueza concentrada. Não reconhece conflitos de interesse quando julga caso da banca que remunera a esposa nem de patrocinador de sua empresa.”

A nós, brasileiros, amantes do futebol e bobos que prezam a ética, resta a indignação contra os acintes e a torcida para que mais uma vez alguma coisa boa aconteça no campo e nos redima, mesmo ilusoriamente, desse esgoto.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Esportes

Futuro chefe da CBF teve bens bloqueados em Roraima – 22/05/2025 – Esporte

Candidato único na eleição que vai definir o novo presidente da CBF...

Esportes

Luka Modric deixa o Real Madrid após 13 temporadas – 22/05/2025 – Esporte

O meio-campista croata Luka Modric anunciou nesta quinta-feira (22) que vai deixar...

Esportes

João Fonseca encara número 31 do mundo em Roland Garros – 22/05/2025 – Esporte

João Fonseca (65 do mundo) enfrentará um cabeça-de-chave em sua estreia em...