Oito rodadas depois, não há mais times invictos no Campeonato Brasileiro. Única equipe que não sabia o que era perder na competição até aqui, o São Paulo foi derrotado neste domingo (11), na Arena Barueri, pelo Palmeiras.
O placar parecia se encaminhar para um empate sem gols, mas Vitor Roque fez jogada decisiva aos 49 minutos do segundo tempo e marcou no rebote. O gol ainda precisou ser validado pelo VAR após ser anulado por impedimento no campo.
Com o triunfo, o Palmeiras vai aos 19 pontos e retoma a liderança isolada do campeonato. Completam o G4 Flamengo, Bragantino e Cruzeiro, que somaram pontos contra Bahia, Grêmio e Sport, respectivamente.
O resultado deixa o tricolor paulista estacionado nos nove pontos, em 15º. Apesar de uma boa sequência de invencibilidade (12 jogos até então), o desempenho nas primeiras partidas do Brasileiro não tem sido bom: antes do Choque-Rei, foram seis empates e apenas uma vitória, em outro clássico, contra o Santos.
O duelo mais recente entre as duas equipes marcava justamente a última derrota do tricolor antes da partida em Barueri. Na semifinal do Campeonato Paulista, o alviverde levou a melhor, por 1 a 0, em disputa marcada por um pênalti polêmico. Desde então, havia vencido cinco vezes e empatado sete.
O jogo teve um início morno, com o Palmeiras mais lançado ao ataque e muitos escanteios, mas sem gerar perigo ao goleiro Rafael. Com muita dificuldade de ficar com a bola, o São Paulo tentava avançar com Ferreirinha pelo lado esquerdo.
A melhor chance do primeiro tempo veio com Estêvão, aos 41 minutos, que tabelou com Allan, limpou e finalizou à esquerda do gol.
Já a primeira grande oportunidade do tricolor aconteceu aos oito da segunda etapa, em uma roubada de bola que culminou em jogada de Ferreirinha. O atacante cortou por dentro, chutou firme e parou em defesa de Weverton.
Logo depois, Zubeldía fez mudanças para tentar melhorar o meio-campo tricolor. Oscar entrou no lugar de Matheus Alves e Lucas Ferreira, no de Cédric. Abel Ferreira respondeu mexendo no ataque, com as entradas de Felipe Anderson e Maurício, e apostando em Lucas Evangelista como opção para a intermediária.
Luciano e Pablo Maia foram as últimas substituições do São Paulo, que passou a jogar pelos contra-ataques. O alviverde, por consequência, continuou criando mais, mas manteve dificuldade para concluir as jogadas.
O gol saiu nos acréscimos, aos 49, após jogada insistente de Vitor Roque, que entrou no lugar de Estêvão. O centroavante aproveitou rebote no chute de Felipe Anderson e estufou a rede. O gol chegou a ser anulado por impedimento, mas segundos depois foi confirmado pelo VAR.
“Muito feliz pela vitória, o gol é consequência do trabalho em equipe”, disse o atacante, que dedicou o tento à sua mãe. “Este gol foi para a senhora, falei que ia fazer. Te amo muito, mãe.
As duas equipes voltam a campo no meio de semana, pela Libertadores. Já classificado para as oitavas e com 100% de aproveitamento, o Palmeiras recebe o Bolívar na quinta-feira (15), enquanto o São Paulo, também em casa, depende apenas de um empate contra o Libertad para garantir a classificação para a próxima fase.
Deixe um comentário