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EUA querem que Google venda plataformas de anúncio para encerrar monopólio; empresa contesta




Logotipo do Google na CES 2024, em Las Vegas
Steve Marcus/Reuters
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) propôs que o Google venda suas plataformas de publicidade AdX e DFP, depois que um juiz federal concluiu que a empresa domina ilegalmente dois mercados de anúncios online.
As soluções propostas, incluindo as vendas, são necessárias para acabar com os monopólios da gigante de tecnologia Alphabet, dona do Google, e restaurar a concorrência nos mercados de bolsa e de servidores de anúncios, disse o DOJ em um processo judicial na segunda-feira (5).
No mês passado, a juíza distrital Leonie Brinkema, de Alexandria (Virgínia), declarou o Google responsável por “adquirir e manter intencionalmente o poder de monopólio” nesses dois segmentos.
A decisão foi mais um golpe para a empresa, já que um outro juiz considerou, em 2024, que o Google detinha também um monopólio ilegal na pesquisa online.
Brinkema marcou a data do julgamento para setembro, depois que o Google e o DOJ apresentaram possíveis soluções para o domínio da empresa em plataformas de publicidade.
O Google afirmou que apoia soluções comportamentais, como disponibilizar lances em tempo real para concorrentes, mas argumenta que os promotores não têm base legal para forçá-lo a vender partes de seu negócio.
“As propostas adicionais do DOJ para forçar a alienação de nossas ferramentas de anúncios vão muito além das conclusões da Corte, não têm respaldo legal e prejudicariam editores e anunciantes”, disse Lee-Anne Mulholland, vice-presidente de Assuntos Regulatórios do Google, em um comunicado à Reuters.
Google é derrotado em acusação de monopólio; decisão pode reforçar argumentos pelo desmembramento
As ações da Alphabet caíram quase 1,1% nas negociações pré-mercado nesta terça-feira.
O AdX, ou Ad Exchange, é uma plataforma em que editores podem disponibilizar espaços de anúncios para compra em tempo real pelos anunciantes. Os servidores de anúncios dos editores são plataformas usadas por sites para armazenar e gerenciar o inventário de publicidade digital.
No ano passado, o Google deu um passo importante para encerrar uma investigação antitruste da União Europeia ao oferecer a venda do AdX, mas os editores europeus rejeitaram a proposta por considerá-la insuficiente.



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