quarta-feira , 5 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Presidente de comissão elogia Lula por fala sobre 64 – 31/03/2025 – Painel
Política

Presidente de comissão elogia Lula por fala sobre 64 – 31/03/2025 – Painel

A presidente da Comissão de Anistia, Ana Maria Lima de Oliveira, elogiou a mudança de postura do presidente Lula de romper o silêncio sobre o golpe militar de 1964, mas afirmou que o governo precisa de mais políticas de memória para que as pessoas reconheçam as violações ocorridas na ditadura militar.

Desde 2023 o petista e os comandantes das Forças Armadas mantinham uma estratégia de ignorar o aniversário do golpe, que completou 61 anos nesta segunda-feira (31). No ano passado, o Ministério dos Direitos Humanos cancelou ato em memória dos 60 anos em tentativa de evitar atritos com os militares. Nesta segunda, no entanto, Lula fez uma postagem em alusão à data e citou “ameaças autoritárias que, infelizmente, ainda insistem em sobreviver”.

Para Ana Maria, a mudança de posicionamento de Lula tem relação também com os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. “Eu creio que o presidente viu que a não responsabilização daqueles que violaram a democracia no passado deu, digamos, uma coragem a mais para que tivéssemos então o episódio do 8 de Janeiro”, afirma.

A procuradora federal aposentada defendeu que o governo adote mais políticas de memória, as quais qualificou de importantíssimas. “Nós precisamos fazer neste país educação para não repetição. É preciso que as gerações futuras aprendam o que foram as violações aos direitos humanos no passado para evitar que se repitam”, complementou.

A presidente da Comissão de Anistia também afirmou que o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro é peça fundamental equação. “Sem dúvida nenhuma é muito importante que seja contado o que está acontecendo nesses processos que estão sendo analisados no Supremo, para que sejam responsabilizados os que violaram a democracia ou que atentaram contra o Estado Democrático de Direito para evitar possíveis atos futuros.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...