sábado , 20 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Últimas Deputada quer proteger criança brasileira no exterior – 25/03/2025 – Painel
Últimas

Deputada quer proteger criança brasileira no exterior – 25/03/2025 – Painel


A líder do PSOL na Câmara, Talíria Petrone (RJ), apresentou projeto que cria um departamento nacional de proteção às crianças brasileiras interfronteiras, que correm risco de adoção internacional e de perda da guarda pelo genitor brasileiro por alguma separação forçada.

Essas crianças não são repatriadas, deportadas ou expulsas do país estrangeiro junto com os pais e permanecem no local sob guarda de terceiros, de agência ou do próprio Estado.

No projeto, a deputada cita o exemplo de brasileiros em situação irregular nos Estados Unidos, o que acaba levando à adoção de crianças por famílias americanas, à revelia dos pais brasileiros. “Em geral, tratam-se de famílias brasileiras de baixa renda, que não podem arcar com a reintegração de suas crianças por conta própria, pois não possuem nem meios de pagar uma passagem”, escreve a parlamentar.

“Casos para os quais não existe uma legislação clara ou protocolos institucionais para reintegrar estas crianças ao Brasil ou oferecer algum tipo de solução legal que garanta a proteção de seus direitos”, complementa.

Pela proposta, o departamento seria um órgão federal vinculado ao Ministério das Relações Exteriores e ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O objetivo é estabelecer e garantir o diálogo entre os países e coordenar, estruturar e implementar as políticas públicas necessárias para atender as crianças e famílias envolvidas em processos interfronteiras.

Uma das prioridades do departamento seria a reunificação familiar de crianças separadas por políticas de fronteiras, o acolhimento e o apoio contínuo a esses menores afetados por políticas de deportação ou outras questões interfronteiras.

O departamento também teria como proposta prestar suporte assistencial, jurídico e psicológico às crianças e suas famílias antes, durante e após a reunificação, além de garantir as ações de reparação econômica, como aluguel social, subsídio para construção e compra de moradia e renda emergencial temporária, por exemplo.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Líder do PSB sugere indulto a quem foi ‘massa de manobra’ – 28/03/2025 – Poder

Líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) sugere que...

Últimas

Fomos de indignação a pena, diz Barroso sobre pichadora – 28/03/2025 – Poder

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta...

Últimas

ESPN muda tudo, troca programas e lança Franquia F – 28/03/2025 – Outro Canal

Aracaju A ESPN fará uma grande mudança em sua programação a partir...

Últimas

Kassab prevê centro-direita fragmentada para presidente – 28/03/2025 – Painel

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, defendeu um ambiente...