quarta-feira , 29 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Últimas Vídeo: Colômbia envia chimpanzé para santuário no Brasil – 24/03/2025 – Ambiente
Últimas

Vídeo: Colômbia envia chimpanzé para santuário no Brasil – 24/03/2025 – Ambiente


A Colômbia iniciou, neste domingo (23), a transferência de seu último chimpanzé em cativeiro de um zoológico de Pereira para um santuário no Brasil. A ideia é que o animal conviva com outros símios, depois de quase dois anos de solidão após a morte, a tiros, de dois de seus companheiros.

Yoko, de 38 anos, 60 quilos e quase sem dentes pelos maus-tratos que sofreu após ser comprado no mercado ilegal, viajará desta cidade na região cafeeira da Colômbia (centro-oeste do país) para Sorocaba, no interior de São Paulo.

Na jornada, batizada de “Operação Arca de Noé”, Yoko será acompanhado por seu veterinário.

Primeiro, uma aeronave da Força Aérea colombiana o levou até Bogotá. Em seguida, será transportado em um avião de carga até o Brasil, onde especialistas esperam que consiga ser aceito pelos outros primatas e se relacione com eles.

Yoko era o último grande primata vivendo em cativeiro na Colômbia.

Sua partida “é profundamente simbólica”, diz à AFP a senadora ambientalista Andrea Padilla, que o apadrinhou. “Estes grandes símios não têm porque estar no nosso país”, opina.

Desde 2018, Yoko vivia no zoológico Bioparque Ukumarí de Pereira, aonde chegou após ser apreendido pela polícia enquanto era levado para a Venezuela. Ainda filhote, foi adquirido no mercado ilegal por um narcotraficante.

Em 2023, Chita e Pancho, uma fêmea e um macho, fugiram desse zoológico e foram sacrificados por autoridades a tiros, que justificaram a ação pelo risco que os bichos representavam para as comunidades vizinhas. O caso motivou protestos de defensores dos direitos dos animais.

Por ter sido criado como um ser humano e ter adquirido hábitos como assistir à televisão, Yoko tinha dificuldades de socializar com outros chimpanzés, contam seus cuidadores.

No entanto, tinha uma relação próxima com Chita, e por isso perdeu o vínculo com a própria espécie após sua morte.

Ainda não está claro se Yoko foi adquirido em um criadouro ilegal na Colômbia ou se foi tirado de seu hábitat, na África.

O chimpanzé é considerado uma espécie em risco de extinção pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Os territórios em que habita ficam sobretudo em Guiné, Costa do Marfim e República Democrática do Congo.

Por excentricidade, chefões do tráfico colombianos adquiriram todo tipo de animais exóticos como animais de estimação ou para ter seus próprios zoológicos.

O caso mais conhecido foi o de Pablo Escobar, que chegou a ter elefantes, girafas, rinocerontes e cangurus, entre outros animais, em sua famosa Fazenda Nápoles.

Atualmente, os descendentes de um casal de hipopótamos que o barão da cocaína comprou se reproduzem sem controle em uma região do norte e do centro do país e representam uma ameaça para os ecossistemas, segundo especialistas.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Líder do PSB sugere indulto a quem foi ‘massa de manobra’ – 28/03/2025 – Poder

Líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) sugere que...

Últimas

Fomos de indignação a pena, diz Barroso sobre pichadora – 28/03/2025 – Poder

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta...

Últimas

ESPN muda tudo, troca programas e lança Franquia F – 28/03/2025 – Outro Canal

Aracaju A ESPN fará uma grande mudança em sua programação a partir...

Últimas

Kassab prevê centro-direita fragmentada para presidente – 28/03/2025 – Painel

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, defendeu um ambiente...