quarta-feira , 5 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Presidente da TV Cultura diz que não buscará novo mandato – 12/03/2025 – Painel
Política

Presidente da TV Cultura diz que não buscará novo mandato – 12/03/2025 – Painel

O presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, disse em uma tensa reunião do conselho da entidade nesta quarta-feira (12) que não disputará reeleição ao fim de seu atual mandato, em junho.

O anúncio feito em tom de desabafo, após apontar falta de recursos orçamentários do governo estadual para a fundação, responsável por gerir a TV Cultura. Ele foi interpelado pela secretária estadual da Cultura, Marília Marton, que o chamou de “mentiroso”.

Com os ânimos acirrados, o presidente do Conselho, Fábio Magalhães, foi obrigado a pedir calma a Marton.

Maluf está no cargo desde junho de 2019 e exerce seu segundo mandato de três anos, que termina em junho. Ele afirmou que abrirá mão de um terceiro período porque percebe que há uma resistência dentro do governo Tarcísio a seu nome, e disse esperar que sua saída ajude a remover esse empecilho.

Na reunião, o presidente da Fundação citou como exemplo um convênio com a Secretaria da Cultura sobre a orquestra Brasil Jazz Sinfônica, que está chegando ao fim.

Segundo Maluf, o governo do estado não está pagando o custeio da orquestra, e foi nesse momento que foi chamado de mentiroso por Marton, que participava online. Maluf mostrou então o convênio assinado pela Secretaria e pela Fundação.

Segundo relatos, após o entrevero o presidente recebeu apoio de diversos conselheiros, que tentaram demovê-lo da ideia de não mais ficar no cargo, mas ele disse que sua decisão estava tomada e era irreversível.

O novo presidente será eleito pelo voto do conselheiros.

A altercação é o ápice de uma relação tensa da Fundação com o governo Tarcísio. A entidade reclama de estar sendo estrangulada financeiramente, enquanto a gestão estadual entende que a Fundação precisa buscar recursos no setor privado e caminhar com as próprias pernas.

Procurados, Maluf e Marton não se pronunciaram até a publicação deste texto.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...