quinta-feira , 6 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política STF diz que Tribunais de Contas podem julgar despesas de prefeitos – 10/03/2025 – Painel
Política

STF diz que Tribunais de Contas podem julgar despesas de prefeitos – 10/03/2025 – Painel

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que compete aos Tribunais de Contas o julgamento das contas de prefeitos, pondo fim a um cenário de incerteza sobre quem teria autoridade para fazer essa análise.

A decisão, do último dia 21 de fevereiro, ocorreu em análise de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) impetrada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A insegurança jurídica se dava por causa de um julgamento de 2016 do STF, que dizia que a competência para analisar atos de prefeitos é das Câmaras Municipais, e que aos Tribunais de Contas caberia função auxiliar, a ser ratificada pelos vereadores.

Com base nessa decisão, diversos Tribunais de Justiça estaduais começaram a anular sanções aplicadas pelos Tribunais de Contas a prefeitos que atuavam como ordenadores de despesas.

Mesmo com a tese do STF tratando apenas dos efeitos eleitorais, algumas decisões judiciais dos TJs foram além, anulando multas e imputações de débito por danos ao erário.

“O resultado final demonstra a força e a importância do sistema Tribunais de Contas na proteção do patrimônio público e na fiscalização da administração pública”, diz o presidente da Atricon, Edilson Silva.

A decisão do STF afirma que os Tribunais de Contas podem aplicar sanções fora da esfera eleitoral, independentemente de ratificação pelas Câmaras Municipais.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...